> AIR SERVICE

AIR SERVICE | galeria

Empresa paulistana fundada em 1971, especializada na fabricação de equipamentos para mineração, construção civil e siderurgia. Tendo por razão social Air Service Indústria e Comércio Ltda., inicialmente se dedicou à prestação de serviços na área de perfuração, somente dez anos mais tarde fabricando os primeiros equipamentos com a sua marca. Em 1984 recebeu da Gardner-Denver – firma norte-americana do ramo que detinha 25% do mercado brasileiro e se retirava do país – os direitos de fabricação de todos os seus equipamentos, exceto compressores. Sua máquina de maior difusão, na época, era a carreta de perfuração automotriz BJ.310.BR, “totalmente fabricada no Brasil“, como então anunciava. Modelo mais curioso era a pequena carregadeira pneumática sobre trilhos, em versões para uma e duas toneladas, para o transporte de rochas em minas subterrâneas.

Ao final da primeira década deste século a linha de produtos da Air Service compreendia motores pneumáticos, rompedores, bate-estacas e diversos instrumentos para o manejo de material em aciarias e alto-fornos. Além destes, construía alguns veículos autopropelidos: três carretas para perfuração de rocha (duas hidráulicas e uma pneumática) e dois equipamentos altamente especializados para operação em siderúrgicas – um saca-ventaneira (bocal por onde é injetado ar a alta pressão nos altos-fornos) e uma fresadora. Todas as máquinas permanecem em produção.

As carretas hidráulicas (Fênix 70 Master e Fênix 70 Junior, respectivamente com 9 e 12 t) são acionadas por motor diesel Cummins turbo de 234 cv, não possuindo eletrônica embarcada o que, segundo a empresa, reduz substancialmente os custos de operação e manutenção. A carreta pneumática (BJ.442.P) é tracionada por um moto-redutor com pistões radiais e transmissão por corrente dupla banhada a óleo; o ar comprimido que alimenta o veículo e aciona seus sistemas hidráulicos é fornecido por unidade compressora autônoma. Nova carreta sobre esteiras (Fênix 70 Mini, 7,5 t) foi lançada em 2015, na feira M&T, esta com motor Cummins turbo de 152 cv. Assim como os dois outros modelos, permite a abertura de furos com diâmetros entre 65 e 90 mm.

<airservice.com.br>





GmailFacebookTwitter