> > ARMTEC

ARMTEC | galeria

Fundada em 2004, em Fortaleza (CE), a Armtec Tecnologia em Robótica foi a primeira empresa “incubada” pela Universidade de Fortaleza. Dedicada à pesquisa de soluções tecnológicas em resposta a demandas específicas dos clientes, é uma das raras empresas do segmento a também desenvolver produtos e fabricá-los. Em 2010 a Armtec já possuía em carteira mais de 50 contratos de P&D, os primeiros deles firmados com a Petrobrás. O reconhecimento da proficiência de sua atuação e da qualidade dos projetos por ela desenvolvidos vem sendo traduzido em grande quantidade de prêmios públicos e privados, estaduais e federais, recebidos pela empresa. Suas duas principais vertentes de operação estão nas áreas de segurança, pavimentação e petróleo e gás.

Entre os vários produtos disponíveis para comercialização, um deles tem particular interesse para LEXICAR: a viatura S.A.C.I. – Sistema de Apoio ao Combate de Incidentes. Equipamento automotriz telecomandado para combate a incêndios, foi trabalho final de graduação em engenharia eletrônica de Antônio Lins de Macêdo, o jovem criador da empresa. O projeto, concluído em 2004, foi desdobrado em três versões – Saci 1.0, 1.5 e 2.0, com portes e níveis de automação diferentes – a última delas colocada em produção em 2006. São veículos elétricos a bateria, com estrutura monobloco de aço sobre esteiras e controlados à distância, transportando tanques de espuma e um canhão com giro horizontal e vertical e capacidade para jatos de 60 m de distância à vazão de até 4.200 l/min. Em situações de alto risco o uso do robô proporciona maior nível de segurança aos bombeiros, já que, postado a até 120 m do equipamento, o operador estará a 180 m de distância das chamas. O Saci 2.0 ganhou a medalha de bronze, na categoria Comerciais e Industriais, do prêmio internacional de design Idea’09.

<v2.armtecbrasil.com>

armtec saci

O premiado robô para combate a incêndios Saci 2.0. O equipamento tem 1,80 m de comprimento, 1,50 m de altura e pesa 800 kg.





Google GmailFacebookTwitter