> > ART COSTALONGA

ART COSTALONGA | galeria

Donizete Costalonga é considerado o melhor construtor de hot rods do país, desde o início deste século os fabricando em sua oficina de Santo André (SP). Seus carros seguem o estilo do Ford 1932 e são montados sobre chassis com suspensão independente nas quatro rodas de desenho e produção próprios. As carrocerias são de plástico reforçado com fibra de vidro e as mecânicas de procedência variada, sempre de alta potência, usualmente Ford V8, nacionais ou importadas; o câmbio é automático. Seu primeiro sucesso, batizado Black Bird, porém, foi construído a partir de um Chevrolet Corvette, aproveitando chassi e mecânica originais, com motor retrabalhado para alcançar 452 cv. Pintado em preto acetinado, com interior revestido em couro creme, capota rígida de fibra e diversos componentes de acabamento importados, o Black Bird recebeu o troféu Destaque no encontro de carros antigos de Águas de Lindóia de 2005 – premiação inesperada, já que o evento condecora apenas veículos originais e de caráter histórico.

Costalonga já produziu uma centena de hot rods, alguns com extravagâncias típicas da categoria, tais como ampliação do som da descarga (obtida através de comando elétrico no painel) e emissão de labaredas pelo escapamento. São três os modelos de rods hoje fornecidos: Hiboy, na cor preta, originalmente um esportivo para competição de arrancada, sem para-lamas, capô e capota; Roadster, versão “de rua” mais completa e confortável, com opção de capota fixa ou removível; e o mais recente Coadster, roadster de cor amarela, segundo Costalonga projetado e lançado em homenagem a Boyd Coddington, principal fabricante norte-americano de hot rodas, falecido em 2008. As rodas de aro diferente (15″ na frente e 20″ atrás), aliadas à capota removível de teto baixo e à grade muito inclinada deram ao carro um característico perfil em flecha; o capô bascula para adiante e as portas abrem para trás, no sentido “suicida”. O desenho do caprichado interior, com bancos embutidos no console central que avança até o painel, foi inspirado no Corvette 1958. Em 2010 o Coadster levou o grande prêmio da categoria no XV Encontro de Autos Antigos de Lindóia.

Além dos três hot rods, Costalonga fabrica sob encomenda uma réplica do Corvette 1958, igualmente com chassi e suspensão próprios. Também fornece chassis completos, vende carrocerias sem mecânica e acabamento para montagem pelo comprador e projeta componentes para terceiros (o conjunto de suspensão traseira independente da Americar, por exemplo).

<artcostalonga.com.br>





Google GmailFacebookTwitter