> > BRASÉLIO

BRASÉLIO | galeria

Pequeno e criativo fabricante de máquinas agrícolas instalado em Massaranduba, na região rizícola de Santa Catarina. Fundada em 1997 por Max Hélio Hemmer, desde o início a empresa se dedica ao projeto e construção de máquinas para a cultura do arroz. Seu primeiro produto foi o mini-trator IT-SAP, engenhoso implemento que, acoplado às cultivadoras motorizadas de duas rodas Tobatta e Yanmar as transformam em verdadeiros microtratores articulados com tração 4×4. O equipamento dispunha de rodas metálicas de grande diâmetro, adequadas ao uso em terrenos alagados, podendo ser utilizado nas funções de adubamento, pulverização e plantio.

Mais adiante, valendo-se da mesma concepção, a Brasélio lançou três modelos de tratores, agora de maior porte e de fabricação totalmente própria, todos eles articulados, com posto de direção aberto e várias tomadas de força: SAP 18W (motor diesel Agrale refrigerado a água com 14 cv, freio central a tambor, quatro marchas sincronizadas e ré), SAP 30H (diesel Agrale refrigerado a ar com 17 cv, freio central a disco, quatro marchas à frente e duas à ré) e TAI 2030H (mesmas características, mas com freio a tambor e apenas uma marcha à ré); os três tinham carenagem de fibra de vidro, tração 4×4 e direção hidrostática. A empresa já então também fabricava um pequeno caminhão articulado (BTB 1218D), com diversas opções de carroceria, dentre as quais basculante de madeira ou metálica e plataforma. Sua mecânica era a mesma do trator SAP 18W, podendo opcionalmente receber um motor Yanmar.

Em função da crescente importância do mercado externo para a empresa, que já correspondia, em 2015, a 30% de seu faturamento, naquele mesmo ano a Brasélio decidiu pela primeira vez expor seus equipamentos na Agritechnica – maior feira de máquinas agrícolas do mundo, em Hannover, Alemanha. A partir daí, a linha foi modernizada e rapidamente ampliada, em 2017 abrangendo seis modelos de tratores-base para pulverização e semeadura, seis de carretas articuladas e um rebocador. Além de novas versões, a potência foi incrementada e passou-se a disponibilizar modelos cabinados.

As antigas máquinas de menor porte SAP foram substituídas pelo modelo único SAP 44 HCA, com rodas metálicas de 1,8 m de diâmetro, motor diesel Yanmar de 1,6 l e 44 cv (importado do Japão, como nos demais modelos) e nova carroceria com posto de comando coberto com toldo. Os cinco equipamentos restantes eram os seguintes: TAI 4058 HCA, HLA e HLC, com motor de 2,2 l e 58 cv, e TAI 4068 HLAT e HLCT, com 2,0 l turbo de 68 cv – os códigos de letras significando rodas de 1,9 m de diâmetro (L), rodas de 2,0 m (o primeiro C), posto de comando aberto com cobertura metálica (A), modelo com cabine (o segundo C) e motor turbinado (T). Todos possuíam câmbio de quatro marchas à frente e ré e direção hidrostática.

Também o caminhão 4×4 articulado foi modernizado, ganhando para-brisa, cobertura metálica, novo motor (Yanmar de 22 ou 27 cv) e três versões: BTB e BTF 1527D (com carroceria basculante ou fixa e capacidade para 1,5 t) e BTB 2022D (basculante para 2,0 t com rodado duplo traseiro). Além destes, foi agregado à linha um modelo articulado menor, para 1,0 t, também em três apresentações: BTB 1010D, 1013 D e 1013 G, todos basculantes com posto de direção aberto, freio a disco acoplado à saída da caixa de transferência central, direção hidrostática e motores diesel Yanmar de 10 ou 13 cv, ou Honda a gasolina de 13 cv. Opcionalmente podiam receber basculamento hidráulico e pneus largos tipo float. Completava a gama o rebocador BTR 1527 DE, com 22 cv, câmbio de quatro marchas e ré e capacidade para tracionar dois reboques de 1,5 t cada.

Em 2018, na 41Expointer, a Brasélio apresentou seu primeiro pulverizador sobre pneus, para solo seco, tomando por base o modelo TAI 4068 HLCT. No ano seguinte, no Agrishow, dois novos caminhões articulados foram lançados, sempre 4×4 e com motor Yanmar: o modelo intermediário BTF 1314D (1,3 t e 14 cv) e a versão mais pesada BTB 3036D (3,0 t e 36 cv) – esta desenvolvida na primeira metade da década porém só em 2019 colocada em produção.

<braselio.com.br>





GmailFacebookTwitter