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BRASMECÂNICA | galeria

Subsidiária brasileira da Outokumpu, estatal finlandesa dos setores de mineração e siderurgia, com participação minoritária da Tamrock, fabricante de equipamentos daquele mesmo país, a Brasmecânica Indústria e Comércio Ltda. começou a produzir máquinas de perfuração em 1980, em sua fábrica de São José dos Campos (SP). Em 1984 a empresa foi responsável pelo lançamento da primeira carregadeira rebaixada para minas subterrâneas do Brasil – a Toro 150 D, já com 100% de nacionalização. Com capacidade de 1,5 m³ ou 3 toneladas e raio de giro de 4,8 m, se tratava de pá carregadeira articulada capaz de circular por galerias com apenas 2×2 m de seção e vencer rampas de até 28%. Disponível nas versões diesel (motor Caterpillar de 75 cv) ou elétrica (motor WEG de 55 kW e alimentação por cabo), tinha conversor de torque, caixa automática, freios a disco nas quatro rodas e direção hidráulica. Logo a seguir foi lançado um modelo de maior porte, a Toro 350, para 3,5 m³ ou 7 t.

A empresa também nacionalizou alguns modelos de carretas e jumbos autopropelidos para perfuração de rocha em túneis e minas a céu aberto, das marcas Outokumpu e Tamrock, atingindo 97% de conteúdo nacional (em valor). As máquinas Tamrock podiam ser montadas sobre esteiras ou pneus (as primeiras com operador a pé e as últimas, embarcado). Eram equipamentos de tração diesel, elétrica ou pneumática, com ferramentas de perfuração pneumáticas ou hidráulicas montadas em até três braços. Os equipamentos da Outokumpu, por sua vez, tinham tração diesel, chassi articulado, tração nas quatro rodas e sistema de controle de poluição por lavagem de gases, compondo uma família que também incluía um caminhão basculante rebaixado e uma plataforma elevatória de trabalho.

Em 1987, ao assumir o controle acionário da também finlandesa Toro, a Tamrock adquiriu os 90% de capital que a Outukambu possuía na Brasmecânica, alterando a sua razão social para Tamrock Equipamentos Ltda.. Dois anos depois a empresa lançou a maior carreta hidráulica até então fabricada no país, o modelo Zoomtrak DHA 600 S, com alto rendimento (furos de até 25 m, com 89 mm de diâmetro e velocidade de perfuração de 1,5 m/min) e sistema de filtragem que permite suprimir 98% do pó gerado pela perfuração. Na década de 90 a empresa encerrou as atividades fabris no Brasil.

Em 1998 a Tamrock foi absorvida pela sueca Sandvik que, em 2007, descontinuou as marcas Toro e Tamrock.





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