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Fundada em 1989, a Brazcar Veículos Especiais, de Patos de Minas (MG), foi uma das mais duradouras transformadoras de picapes do país, inclusive reformando picapes “cabinadas por outras transformadoras, corrigindo defeitos e reestilizando suas linhas“, conforme afirmava um de seus anúncios. A firma, situada numa região que foi o celeiro de grande número de empresários de ônibus de projeção nacional, teve origem na concessionária Brasilva, criada em 1952, líder de vendas de picapes em Minas Gerais e que chegou a ser a maior importadora GM do Estado na década de 50.

Montadas sobre qualquer marca e modelo de chassi, as cabines-duplas da Brazcar tinham linhas corretas, sem os exageros estilísticos muitas vezes apresentados pelas concorrentes. Batizadas Nelore, eram construídas em chapa de aço com tratamento anti-corrosivo e dispunham de tampa para o fechamento da caçamba. As versões sobre Chevrolet D20 e Ford F-1000 recebiam frentes com desenho especial. O serviço de transformação de picapes durou até 2007, tendo sido produzidos mais de 2.000 unidades desde o surgimento da marca, em 1989. Os últimos carros tinham revestimento interno em veludo, dois bancos reclináveis com console central (ou três individuais) na dianteira e grande número de opcionais.

Em paralelo, com base em protótipo preparado em 2003, a empresa ingressou no ramo de triciclos utilitários, fabricando modelos para o transporte de carga e passageiros a partir de motocicletas Honda e Yamaha de 125 e 150 cm3. A versão para carga tem capacidade para 250 kg; chamada Tricargo, é apresentada em grande número de variantes: com carroceria de madeira, caçamba de aço, plataforma, estrutura gradeada para botijões de gás e baús em fibra de vidro com diversos formatos. Mais recentemente foram lançados modelos ainda mais especializados, tais como carroceria de fibra com assento embutido para ajudante e baú para bebidas com portas roll-up de alumínio. Também foi introduzida, como opcional para os vários modelos, uma carenagem plástica à guisa de cabine, para proteção do piloto, com para-brisa e farol. O modelo Trip Wind, inicialmente levava três passageiros, foi substituído por uma versão com cabine fechada, porém com apenas dois lugares.

Todos os triciclos têm por base a mesma configuração: estrutura metálica tubular fixada ao quadro da motocicleta, transmissão por coroa, corrente e diferencial, suspensão traseira com eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedor e freio a disco; a mecânica e a parte dianteira da moto não sofrem alteração. Além da fabricação de triciclos, em anos recentes a Brazcar também executou serviços de blindagem, transformou vans em ambulância e microônibus e adaptou picapes Ford Courier para o serviço funerário.

<brazcar.com>





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