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FETRANSRIO

A grande mostra de ônibus do Rio de Janeiro

novembro 2014

No início de novembro ocorreu a décima edição da Fetransrio, a mostra carioca da indústria de ônibus. Evento que acontece a cada dois anos, em alternância com a feira paulista Transpúblico, é espaço próprio para a apresentação das novidades do ano em chassis, carrocerias e equipamentos para o transporte público.

Exposição prioritariamente voltada para o transporte urbano, nela diversos fabricantes aproveitam a oportunidade para apresentar, pela primeira vez em um evento público, seus lançamentos mais recentes. Mas, como é de regra, aFetransrio também reserva algumas surpresas – neste ano, pelo menos uma delas imprevista: o chassi médio da Iveco. Somente Volvo, Scania e Marcopolo não trouxeram nada de novo para a mostra.

Igualmente inesperada foi a presença da chinesa Byd, com importante stand, onde exibiu o ônibus elétrico de piso baixo a bateria que a empresa se propõe a montar no país a partir do início do próximo ano.

No segmento de carrocerias, a Caio lançou a sexta geração do urbano Apache Vip para chassis convencionais. Com frente e traseira redesenhadas, o veículo traz novos conjuntos óticos com luzes de posição de leds e janela do motorista com formato simplificado, agora retangular. A paranaense Comil mostrou a reestilização do Campione 3.25, para fretamento e transporte intermunicipal, preparado para chassis com motor dianteiro. Acompanhando o design do modelo Versatile Gold, o ônibus teve o interior renovado, com maior largura do corredor e iluminação interna por leds.

 

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Caio Apache Vip VI e Comil Campione 3.25

 

A Irizar mostrou o rodoviário i6 Plus, com 14 m de comprimento. Montado sobre chassis 6×2 de diversos fornecedores, apresenta bagageiros com até 20,8 m3 (capacidade variável em função do chassi utilizado), volume quase 20% superior à do modelo i6. Tal acréscimo foi obtido graças a ajustes dimensionais da estrutura do veículo, permitindo aumentar em 14 cm o vão interno do compartimento de bagagem, sem prejuízo da altura total da carroceria e do corredor central.

 

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Irizar i6 Plus

 

A Mascarello mostrou apenas a atualização estilística da linha urbana Gran Via. A Neobus, por sua vez, lançou a carroceria para fretamento e transporte rodoviário de curta distância N10-340, da família de rodoviários New Road, bem resolvido projeto criado a partir dos modelos N10-360 e 380.

 

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Mascarello Gran Via e duas versões da linha New Road, da Neobus: o lançamento N-10 340 (à esquerda) e o N-10 380

 

A grande novidade da feira foi proporcionada pela Iveco, que apresentou seu primeiro chassi médio nacional – 170S28 -, nas versões Urbano e Fretamento. De concepção totalmente convencional – formato que tanto atrai o operador médio brasileiro – possui quadro com longarinas com perfil em U, motor dianteiro FPT (6 cilindros, 6,7 l e 280 cv), câmbio manual de seis marchas, suspensão por molas semielípticas (opcionalmente parabólicas) e freios pneumáticos a tambor com duplo circuito. A versão Fretamento se diferencia da urbana pela menor redução do diferencial e pela suspensão – por molas parabólicas (opcionalmente semielípticas). Ambos possuem 5,95 m de distância entre eixos e comprimento total de 11,50 m.

 

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Iveco 160S28, na versão Fretamento

 

Ainda no segmento de chassis, a Mercedes-Benz mostrou três novidades: um convencional e dois modernos modelos pesados para transporte rodoviário. O primeiro – OF-1724 -, com motor dianteiro de 238 cv, é o primeiro chassi convencional da marca a receber transmissão automatizada (há dois anos a Volkswagen já dispõe de versão equivalente em produção). Os dois outros são O-500 RSD 2441 6×2 (potencialização do modelo existente 2436) e O-500 RSDD 2741 8×2, com dois eixos direcionais. Ambos possuem motor de seis cilindros, 12 litros e 408 cv, câmbio automatizado de oito marchas com retarder, freios a disco com ABS e sistema de controle de estabilidade. Fornecidos em formato buggy com 3,00 m de entre-eixos, podem receber carrocerias de dois pisos e entrada baixa com até 14 metros de comprimento. A Mercedes-Benz expôs, ainda, seu motor flex (6 cilindros e 7,2 l), capaz de operar com diesel e GNV.

 

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Chassis Mercedes-Benz OF-1724 e O-500 RSDD 2741 8×4

 

A MAN, por fim, lançou o primeiro chassi de micro-ônibus com piso baixo do país, uma variante do Volkswagen 9.160 OD com suspensão pneumática, câmbio automatizado e motor Cummins de 3,8 l e 160 cv. Apresentado com 5,00 m de entre-eixos, pode receber carrocerias de até 9,00 m de comprimento.





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NOVEMBRO É MÊS DE SALÃO

Na grande festa do automóvel, poucas novidades nacionais

novembro 2014

Porsche, Jaguar, Audi, Mercedes-Benz. Land Rover, Mustang, Camaro. Elétricos japoneses e franceses, esportivos italianos e alemães. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abriu as portas e nele a indústria mundial esbanja potência, luxo, tecnologia e inovação. Mas LEXICARBRASIL se dedica ao automóvel brasileiro, e é dele que vamos tratar.

A indústria nacional também brilha no show, com os stands maiores e mais centrais, seus enormes painéis luminosos com muita cor e movimento, suas recepcionistas jovens e elegantes. Mas com poucas novidades.

Esta é uma festa, aliás, reservada para os grandes. Pela primeira vez o Salão não abriga sequer um pequeno fabricante, qualquer produtor independente, nenhum fora-de-série, nenhum buggy ou protótipo esportivo – apagando uma tradição que vem da primeira edição da feira, nos idos de 1960.

Sem lançamentos de vulto a expor, este ano a indústria investiu em algumas poucas antecipações – todas interessantes – e em muitos carros-conceito, através dos quais procurou exibir toda a sua criatividade, capacidade e competência projetiva.

Lançamentos houve, porém discretos, apenas versões de modelos já existentes: Activ – a roupagem “aventureira” do Chevrolet Spin -, o novo Sandero Stepway, o novo VW CrossFox e o cross up!. Alguns fabricantes aproveitam a oportunidade para apresentar retoques estéticos recém-introduzidos em seus carros – casos do Chevrolet Cruze, Fiat Bravo e Hyundai HB20X, todos com novas grades. Pela primeira vez o Salão mostra o Mitsubishi Lancer e o BMW 328i nacionais, modelos que já vinham sendo importados há tempo.

 

Chevrolet Spin Activ      Renault Sandero Stepway

Chevrolet Spin Activ e Renault Sandero Stepway

 

Quatro antecipações foram mostradas, sinalizando para lançamentos importantes a curto prazo. Todas merecem atenção: as SUV médias Peugeot 2008 e Honda HR-V, com nacionalização programada para o início de 2015, o interessante conceito Oroch, picape desenvolvida no Brasil a partir do Renault Duster, e o Jeep Renegade, a ser produzido a partir do próximo ano na nova planta pernambucana da Fiat.

Comedidos nos lançamentos, os fabricantes procuraram se esmerar nos carros-conceito, mostrados em grande número por quase todos eles. Embora poucos tenham chance real de alcançar a produção seriada, valem como exercício de estilo e imaginação. Os modelos expostos transitam dos verdadeiros “carros de sonho”, protótipos futuristas sem futuro visível – como o Fiat FCC4 – até simples maquiagens de carros de grande produção, candidatos num futuro eventual a constituir série especial – casos do Volkswagen Fox Pepper ou do Hyundai R-spec.

 

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Renault Duster Oroch e Jeep Renegade

 

Desse universo de modelos com maior ou menor índice de ousadia, poucos deverão chegar ao mercado. As exceções merecem destaque: o Chevrolet Onix Track Day, três estudos de estilo da Ford para o EcoSport (Storm, Beauty e Beast) e dois outros para a Troller (Rescue e Off-Road – este uma versão ainda mais preparada para fora da estrada do que o T4 de série).

Por fim, digno de registro especial por seu caráter de exercício conjunto de design e desenvolvimento de materiais, aparece o Peugeot 208 Natural, “vestido” externa e internamente com revestimentos totalmente naturais, a maioria deles orgânicos.

 

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Chevrolet Onix Track Day e Troller T4 Rescue

 

Veja a seguir, marca a marca, o que de mais notável a indústria automobilística brasileira está mostrando no 28o Salão (todas as imagens são de autoria e propriedade de LEXICARBRASIL).

BMW

Sedã 328i: primeiro automóvel montado na nova fábrica catarinense da marca, autografado por todos os trabalhadores que participaram da sua construção; o exemplar exposto é o mesmo apresentado há um mês quando da inauguração da planta. Surpreendentemente nenhum outro 328 foi mostrado no stand da BMW.

Chery

Hatch Celer: primeiro automóvel de origem chinesa a ser produzido no Brasil, com motor 1.5 de 108 cv; o exemplar exposto foi montado manualmente, com componentes majoritariamente importados, só devendo entrar em produção no início de 2015.

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BMW 328i e Chery Celer SD

 

Chevrolet

Spin Activ: versão “aventureira” da minivan Spin, com adereços plásticos externos e pneu de reserva montado na traseira.

Cruze: sedã e hatch, com grade e para-choques de novo desenho e lanternas dianteiras de leds.

Onix Track Day: conceito com tratamento esportivo, pintado em amarelo vivo, com teto e faixas na cor preta. O carro recebeu rodas de 17″, aerofólio sobre o para-brisa traseiro e o motor 1.8 de 16 válvulas do Cruze que, preparado, atinge 150 cv.

S10 High Country: conceito sobre a picape S10, com acabamento luxuoso, tampão marítimo e santantônio aerodinâmico na caçamba.

Onix Effect: série especial.

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Chevrolet Cruze e Citroën Aircross Lunar Concept

 

Citroën

Aircross Lunar Concept: estudo de design acentuando as características fora-de-estrada-leve do Aircross. Pintado em  castanho claro acetinado, com detalhes em cinza escuro e azul turquesa e diversas legendas misteriosas espalhadas pela carroceria, o carro traz novos faróis, dois baús no teto, escada lateral e uma urna porta-ferramentas na traseira, montada no suporte ocupado pelo estepe no modelo original.

Fiat

FCC4 Concept Coupé: estudo de estilo realizado pela Fiat brasileira, com cinco metros de comprimento, o FCC4 traz quatro portas, linhas futuristas, proporções de picape cabine-dupla, traseira volumosa e para-brisas e janelas laterais com minúscula área útil e limitada visibilidade.

Novo Bravo: atualização de design do modelo, com grade, para-choques e lanternas com novo desenho.

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FCC4 Concept Coupé e Novo Fiat Bravo T-Jet

 

Ford

EcoSport Storm: conceito de linhas agressivas, inspiradas nas linhas da gigante picape F-150 Raptor.

EcoSport Beauty: estudo de design desenvolvido em conjunto com o modelo Beast (Beauty and Beast – a Bela e a Fera), o carro se caracteriza pelo acabamento refinado e revestimento interno em couro. Os dois modelos também se diferenciam pela grade e para-choques.

EcoSport Beast: intencionalmente voltado para um público amante dos esportes, o Beast recebeu detalhes externos em vermelho e azul metálico, arremates plásticos no capô, teto e rodapé das portas e, internamente, sistema de fixação para duas bicicletas e rede para acondicionamento de acessórios na face interna da tampa traseira.

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Ford EcoSport Storm e Beauty

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Ford EcoSport Beast e Honda HR-V

 

Honda

HR-V: SUV compacta construída a partir da plataforma Fit/City, equipada com motor flex 1.8 16v do Civic e câmbio CVT; anunciado como o próximo carro nacional da marca, o modelo será produzido no país a partir do primeiro semestre de 2015.

Hyundai

HB20X: nova grade, com barra central preta, em lugar de prata.

HB20 R-spec: conceito desenhado na Coréia a partir do HB20 brasileiro; traz novos faróis e lanternas traseiras, grade e para-choques de novo desenho, para-lamas alargados, rodas de 17″ e uma bela pintura em azul fosco.

Jeep

Renegade: SUV de pequeno porte, projetado após a associação da Fiat italiana com a Chrysler-Jeep. O Salão exibe grande quantidade de versões (Sport, Longitude, Trail Hawk), com tração em duas ou quatro rodas, motores flex (1.8 16 válvulas) ou diesel (2.0 turbo de 170 cv) e câmbio manual ou automático. Ainda importado da Itália, o modelo será produzido no Brasil a partir do próximo ano na nova fábrica da Fiat em Pernambuco.

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Hyundai HB20X e HB20 R-spec

 

Mitsubishi

Lancer: sedã recém-nacionalizado, com quatro portas, motor 2.0 (quatro cilindros, 16 válvulas, 1.998 cm3, 160 cv), câmbio automático CVT, suspensão independente (McPherson na dianteira, multilink e molas helicoidais na traseira), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente). O carro está sendo oferecido em três versões: GT AWD, GT e CVT, o primeiro com tração 4×4 e os dois outros com tração dianteira.

TR4 O’Neill: série especial com novo para-choque dianteiro e detalhes externos na cor prata.

Nissan

March Rio 2016 Edition: série especial com detalhes internos e externos na cor laranja, comemorativa dos Jogos Olímpícos do Rio de Janeiro, dos quais a Nissan é uma das patrocinadoras oficiais.

Kicks Concept: primeira apresentação mundial do SUV compacto conceitual desenvolvido no Japão; segundo a empresa, prenuncia o estilo do futuro crossover a ser lançado no Brasil.

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Mitsubishi Lancer AWD e Nissan March Rio 2016 Edition

 

Peugeot

2008: SUV compacto projetado a partir da plataforma alongada do 208, com produção nacional prevista para o primeiro semestre de 2015. Não foram fornecidas as especificações técnicas do modelo (na França o 2008 está disponível com quatro diferentes motorizações: 1.2 e 1.6 a gasolina e 1.4 e 1.6 diesel).

208 Natural: conceito desenvolvido no país buscando utilizar ao máximo elementos naturais como material de acabamento. Externamente, o carro foi pintado com tinta mineral cor chocolate, com aspecto de camurça. No interior, bancos e tapetes de couro bovino natural, teto revestido de cortiça, aplicação de couro de pirarucu no painel, pele de salmão como revestimento do volante e das manopla do câmbio e freio de mão, quebra-sóis revestidos de trançado artesanal de papel de jornal, tapete do porta-malas feito de pneu reciclado. Titânio e fibra de carbono reciclados foram utilizados em diversos elementos internos e externos.

208 Urb: versão conceitual totalmente equipada, trazendo bicicleta elétrica Peugeot francesa montada em rack sobre o teto.

208 Quiksilver: futura série especial.

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Peugeot 2008 e 208 Natural

 

Renault

Sandero Stepway: versão “aventureira ” do novo Sandero, com pneus mais largos, maior distância do solo, novo para-choque e rack no teto; o carro é equipado com motor de 1.598 cm3 e 106/98 cv e câmbio manual ou automático de cinco marchas.

Duster Oroch: picape conceitual de quatro portas desenvolvida no Brasil a partir da plataforma alongada do Renault Duster; com quatro portas e sem dados técnicos informados, o protótipo servirá de base para a primeira picape da marca a ser produzida no país.

Suzuki

Jimny: versão preparada para o Rally dos Sertões

Toyota

Etios hatch: versão preparada para competição.

Corolla: versão preparada para o Campeonato Brasileiro de Marcas.

Corolla Art: sedã decorado pelo estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch.

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Toyota Corolla Art e Troller T4 Off-Road

 

Troller

T4 Rescue: estudo conceitual pintado em vibrante combinação de laranja com azul, o carro traz novos para-choques, um bote montado no teto e um conjunto de sobrevivência embutido na tampa traseira.

T4 Off-Road: protótipo preparado para utilizações extremas fora de estrada, com para-choques de superfícies planas e menos salientes, protetor de cárter, guincho, snorkel e bagageiro no teto.

Volkswagen

CrossFox: versão “aventureira” do novo Fox.

cross up!: discretos retoques externos (complementos plásticos nos arcos das rodas, nova grade, rack no teto e rodas de 15″) configuram esta sétima versão do pequeno up!. O carro foi oficialmente apresentado no Salão de Genebra, no início do ano.

Fox Pepper: conceito com apelo esportivo; apresentado na cor vermelha, com detalhes externos em negro (teto, molduras nos arcos das rodas e nos para-choques, grade em colmeia), o carro recebeu motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de seis marchas.

T-ROC: proposta de SUV compacto projetado na Europa, já apresentado no Salão de Genebra, em março de 2014.

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Volkswagen CrossFox e Fox Pepper





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