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CHERY TIGGO 7 SPORT

CAOA cria o utilitário esportivo mais barato do mercado

abril 2024

Lançado no início de 2019 a partir da plataforma do modelo menor Tiggo 5X, com seu conjunto motor 1.5 de 147/150 cv e câmbio CVT de seis marchas, o Tiggo 7 foi top da linha Chery nacional até agosto de 2020, quando chegou o Tiggo 8, versão maior, com sete lugares, montada em Anápolis com a maioria dos componentes importada da China.

No ano seguinte foi iniciada a produção do Tiggo 7 Proupgrade do 7, ao qual substituiu e do qual aproveitou a plataforma, porém com carroceria renovada e mecânica do Tiggo 8 (motor 1.6 de 187 cv e câmbio automático de sete marchas). Em 2022 Tiggo 7 Pro ganhou duas novas versões – híbrida e Max Drive, esta equipada com pacote de assistência eletrônica à condução.

Agora, em meio à guerra de preços desencadeada no mercado pela concorrência dos (ainda) importados chineses, chegou a vez do Tiggo 7 Sport, que passa a ser a versão de entrada do Tiggo 7. Com preço agressivo, o carro foi apresentado simultaneamente como tendo “tocada esportiva“, maior espaço de carga e sendo o SUV médio mais barato do país.

O “milagre” foi conseguido pela simplificação dos acabamentos, perda de acessórios e, principalmente abandono do motor 1.6 de 187cv, dois anos antes herdado do Tiggo 8. O carro traz motor turbo flex 1.5 com comando de válvulas variável e 147/150 cv, câmbio CVT de nove marchas, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica. O aumento da capacidade de carga (de 475 para 525 litros) foi obtido pela eliminação do porta-objetos junto ao estepe.

Os itens de segurança se resumem aos obrigatórios ou universais, tais como ABS, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Câmera 360o, controle de cruzeiro, alerta de colisão, frenagem automática de emergência e outros assistentes de condução ficam restritos à antiga versão Pro. Também possui faróis e lanternas de led, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, rebatimento elétricos dos retrovisores, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, farol de neblina com assistente de curva e câmera de ré.

Bem equipado internamente, o novo carro traz, como itens de série, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″, central multimídia com tela de 10,2″, ar-condicionado digital e automático, volante multifuncional, carregador de celular por indução, bancos dianteiros elétricos e rodas de liga de 18″.

É meta da CAOA dobrar as vendas em 2024, de 30 para 60.000 unidades, para isto contando com o desempenho do Tiggo 7 Sport. O Tiggo 7 Sport foi posto à venda por R$ 134.990.

 

     

Chery Tiggo 7 Sport.

 

 





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CHEVROLET SPIN 2025

Minivan da GM é modernizada


Três semanas após o início de produção em São Caetano do Sul, a nova Spin teve o lançamento oficializado, com fotografias oficiais distribuídas e todas as informações divulgadas.

Foram grandes as mudanças de visual, as mais profundas desde o lançamento em 2012. Quase que totalmente refeita, a dianteira ganhou capô mais elevado e grade, para-choque e faróis de novo desenho. Na traseira, também foram reestilizados para-choque, lanternas e tampa do porta-malas. Nas laterais, os arcos das rodas e o rodapé das portas receberam complementos plásticos na cor preta e os pequenos pisca-piscas mudaram de posição e de formato. Também as rodas de liga foram redesenhadas.

Muito foi mudado em conteúdo. No interior reformulado melhorou a qualidade dos materiais de acabamento, com detalhes suaves ao toque no painel e nas portas; são novos o desenho do painel, a inédita tela de 8″ para os instrumentos com seis possibilidades de configuração, a central multimídia com tela de 11″, o ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro e o carregador de celular por indução; o volante antigo foi substituído pelo utilizado no Onix e Tracker. O novo Spin chegou, de série, com seis airbags e, dependendo da versão, com boa variedade de itens eletrônicos de segurança.

A estrutura foi reforçada, com 42% das peças estampadas passando por algum tipo de intervenção. Houve ajustes na suspensão, que ganhou 16 mm em altura, maiores ângulos de entrada (de 15,5 para 16,5o) e saída (de 22,9 para 24,4o) e teve a bitola levemente aumentada. Além destas mudanças e das usuais calibrações de motor e direção, nada mudou nos órgãos mecânicos: motor 1.8 flex aspirado de oito válvulas e 106/111 cv, câmbio manual ou automático de seis marchas, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco na frente e direção com assistência elétrica. Segundo a GM, o carro ficou 11% mais econômico no consumo de combustível.

 

   

Chevrolet Spin Premier 2025.

 

São três as versões disponíveis – LT, LTZ e Premier – e o seguinte o conteúdo de cada uma:

LT manual: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina que avançam até a terceira fileira de assentos), ar-condicionado, painel digital com tela de 8″, central multimídia com tela de 11″, vidros, retrovisores e travamento de portas elétricos, bancos traseiros corrediços, faróis e lanternas de led, câmera de ré e rodas de aço de 15″ com calotas.

LT automático: agrega ar-condicionado com saída para a traseira e controle de velocidade de cruzeiro.

LTZ: os itens acima, acrescidos de sete lugares, ar-condicionado digital, computador de bordo, partida por botão, chave presencial, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, bancos em tecido e couro, volante em couro sintético e rodas de liga de 16″.

Premier: inclui ainda alerta de colisão com detetor de pedestres, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática com detector de veículos à frente, carregador de celular por indução, bancos em couro sintético, barras longitudinais no teto em preto, detalhes externos cromados na grade, barras laterais a meia altura das portas e rodas de liga de 16″ com acabamento usinado.





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