Novidades

ONIX, WR-V, HB20

Discretos Lançamentos

dezembro 2020

Os dois últimos meses foram modestos em novidades: Chevrolet cria duas novas versões para Onix, Honda atualiza as linhas do WR-V e Hyundai confere maior conteúdo ao HB20 turbo para 2021.

 

CHEVROLET ONIX

Onix traz duas novas versões: RS, para o modelo hatch, e Midnight, para o sedã Onix Plus, ambas acompanhando as características técnicas do restante da linha, inclusive na motorização 1.0 turbo de 116 cv acoplada a câmbio manual de seis marchas.

Sem qualquer ganho de desempenho, o hatch RS se diferencia pelo visual esportivo: o carro recebeu nova grade, saias, para-choque traseiro com defletores incorporados, aerofólio complementar, faróis de leds e rodas de 16″. Grade, teto, retrovisores, aerofólio e rodas são pintados de preto, enquanto que o acabamento interno traz detalhes em vermelho. Vem, de série, com central de áudio com tela de 8″ (em lugar da anterior de 7″), luzes diurnas de leds, airbags laterais dianteiros e de cortina, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração e sensor de estacionamento traseiro.

Situado logo abaixo da versão Premier, da qual deriva, o sedã Onix Plus Midnight traz a nova grade do Onix RS, faróis escurecidos e carroceria totalmente preta, sem cromados e com e acabamentos negros, inclusive no logotipo.

 

Chevrolet Onix Plus Midnight.

 

HONDA WR-V

O pequeno utilitário esportivo da Honda teve o estilo atualizado, segundo a versão indiana projetada na Tailândia, com nova grade e lanternas e para-choque traseiro redesenhados. Também foi criada nova versão de entrada LX, que traz, de série, ar-condicionado, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, faróis com acendimento automático e luzes diurnas de leds, faróis de neblina, volante com ajuste de distância e altura, sistema de áudio com tela de 5″ e rodas de liga de 16″.

É o seguinte o conteúdo das duas outras versões: EX adiciona ar-condicionado automático, comandos de marcha no volante, airbags laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré com ajuste de ângulo de visão, retrovisores elétricos com luz de direção, faróis (principais e de neblina) e lanternas traseiras de leds, central de áudio com tela de 7″ e volante de couro. Além destes itens, a versão superior EXL vem com airbags de cortina, navegador, sensores de estacionamento dianteiros, rebatimento elétrico dos retrovisores e bancos de couro.

Nada mudou na mecânica.

 

Honda WR-V 2021.

 

HYUNDAI HB20 TURBO

Depois de atualizar o conteúdo dos modelos 1.0 e 1.6 aspirados em junho passado, agora a Hyundai apresenta as versões hatch e sedã 1.0 turbo para 2021. Externamente, as mudanças se resumem à grade, que apresenta moldura na cor preta, em lugar de cromada. Todas as versões chegam mais equipadas de série: Evolution passa a contar com airbags laterais dianteiros, sistemas de alerta de risco de colisão, saída de faixa e frenagem autônoma, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e apoia-braço entre os bancos da frente; Diamond ganha ainda controle de pressão dos pneus.

 

Hyundai HB20 1.0 turbo 2021.

 

 

 





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NOVIDADES EM AUTOMÓVEIS…

Chery, Chevrolet e Mitsubishi

setembro 2020

CHERY

No início de agosto foi feito o lançamento do Tiggo 8 – o quarto utilitário esportivo nacionalizado pela CAOA -, devidamente acompanhado pelas usuais campanhas publicitárias megalômanas da empresa, incluindo lemas como “Vem aí a Oitava Maravilha do Mundo” e anúncios de oito páginas inteiras em jornais de grande circulação. Produzido em Anápolis (GO) e oferecido em versão única TXS, é hoje o maior e mais luxuoso modelo Chery montado no Brasil. Com sete lugares, 4,70 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o volume de seu porta-malas varia entre 1.930 litros (com os assentos traseiros rebatidos), 887 (com cinco passageiros) e simbólicos 193 (com ocupação completa de sete pessoas).

O carro chega com motor 1.6 a gasolina (não é fornecida versão flex) de injeção direta, 16 válvulas  e 187 cv, câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, tração dianteira (não há opção 4×4), suspensão independente (McPherson da frente e multilink atrás), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica. Conjunto motor e principais órgãos mecânicos serão importados da China, o que pressupõe reduzido índice de nacionalização.

Prática comum nos carros chineses, o modelo procura se diferenciar da concorrência pela quantidade de equipamentos de série: seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), faróis e lanternas em leds, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de descida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras externas com visão 360o, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de veículo em ponto cego, volante multifuncional com controle de altura e profundidade, banco do motorista com ajustes elétricos, rebatimento elétrico dos retrovisores, teto solar panorâmico, ajuste elétrico do ângulo de abertura da tampa do bagageiro, painel de instrumentos com tela de 12,3″ personalizável e sensível ao toque, tela multimídia de 10,25″, ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o terceiro banco, carregador indutivo de celular, porta-objetos refrigerado, sensor presencial para abertura das portas e do porta-malas, volante e bancos de couro, rodas de 18″ e escapamento duplo com ponteiras comadas.

Traz até mesmo inutilidades kitch como iluminação em leds personalizável no painel e portas, com sete opções de cores, e retrovisores que projetam no chão a inscrição Tiggo.

A produção prevista é de 300 unidades/mês.

 

Chery Tiggo 8 TXS.

 

CHEVROLET

Não foram grandes as novidades da General Motors no mês que passou: apenas novos itens de segurança e redesenho da grade e do para-choque dianteiro da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer. Nada mudou na mecânica: motor flex de 2,5 l e 206 cv com câmbio manual de seis marchas (para S10) ou turbodiesel de 2,8 l e 200 cv com caixa automática de seis marchas (disponível para ambos).

As cinco versões da picape passam a se diferenciar pela dianteira: as três primeiras (Advantage, LT e LS) continuam a exibir o logotipo dourado no centro da grade, enquanto que as duas superiores LTZ e High Country (e a Trailblazer, que permanece disponível apenas na versão Premier) recebem o nome Chevrolet em destaque, ocupando todo o espaço entre os faróis.

Airbags laterais dianteiros e de cortina e roteador wi-fi de internet embarcado passam a ser itens de série em toda a linha; LTZ e High Country adicionalmente vem com pacote de segurança compreendendo alerta de objeto em ponto cego, alerta de desvio de faixa, monitoramento de distância à frente com frenagem autônoma de emergência e controle de estabilidade de trailer. A câmera de ré passa a dispor da função engate, que permite mostrar na central multimídia linhas da trajetória para acoplamento do reboque.

 

Chevrolet S10 LTZ.

 

MITSUBISHI

Em agosto também chegou a picape cabine-dupla Mitsubishi L200 Triton Sport, apresentada em três versões: apesar do novo nome, trata-se do mesmo modelo atual acompanhado do facelift que a versão tailandesa traz desde o final de 2018. Serão as mais caras da linha; os demais modelos permanecerão em produção, sem alterações técnicas ou estéticas. Sobem para oito, assim, as opções oferecidas pela a gama nacional de picapes Mitsubishi: Triton GL, Triton Outdoor GLX, GLS, HPE e HPE-S e as três do novo Triton Sport – GLS, HPE e HPE-S.

A dianteira é totalmente nova (grade, faróis, lanternas e para-choque), assim como estribos, relevos laterais da caçamba, maçaneta da tampa da caçamba e lanternas e para-choque traseiros.

Pouco mudou na mecânica: apenas o câmbio automático, que passou de cinco para seis marchas. Permanecem o motor turbodiesel de 2,4 litros e 190 cv, a tração 4×4 e a suspensão (independente na frente e com eixo rígido e feixe de molas na traseira). As versões superiores chegam equipadas com sistema de tração Super Select II, com quatro modos de operação: tração traseira, 4×4 normal (admitindo 100 km/h de velocidade máxima), 4×4 com bloqueio da divisão de torque entre os eixos e 4×4 com bloqueio e reduzida.

No interior, o painel ganhou mostrador colorido para o computador de bordo e central de áudio com tela de 7″sensível ao toque.

O carro trouxe diversos novos itens de assistência ao condutor, porém todos restritos à versão superior. É o seguinte o conteúdo de cada uma: Triton Sport GLS traz, de série, dois airbags, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, central de áudio com integração a celular e rodas de liga de 18″. HPE agrega quatro airbags (laterais dianteiros de cortina e joelhos para o motorista), ar-condicionado de duas zonas, comando de marchas no volante, sistema de tração Super Select II, controlador de velocidade, controle de estabilidade (incluindo eventual reboque), faróis de neblina, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis,  câmera de ré, sensor traseiro de estacionamento, estribos, banco do motorista com ajuste elétrico e bancos de couro. HPE-S, por fim, também traz sensor de desvio de faixa, alerta de tráfego traseiro, frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego, GPS, faróis e lanternas traseiras de leds, comutação automática de faróis e sensor dianteiro de estacionamento.

 

Mitsubishi Triton Sport HPE.

 

 





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