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CAPTUR

Renault apresenta à imprensa seu novo SUV

março 2017

Um dos três utilitários esportivos mostrados pela Renault no último Salão do Automóvel, o médio Captur acaba de ser oficialmente apresentado à imprensa.

O carro foi desenvolvido na Brasil a partir de um projeto francês, concebido para a plataforma do pequeno hatch Clio. Por razões econômicas, porém, a empresa optou por utilizar, para o modelo nacional, uma base mecânica já disponível no país, se decidindo pela plataforma do utilitário Duster. Assim, a despeito de ambos veículos serem esteticamente muito semelhantes, tendo a versão brasileira mantido as linhas gerais do Captur europeu, o nosso é substancialmente maior do que aquele – 21 cm no comprimento, 4 cm na largura e 5 cm na altura. Ainda assim, o maior tamanho não torna pesado o visual do Captur nacional – aliás, suas linhas e superfícies orgânicas se tornam especialmente suaves quando o carro é apresentado em duas cores ou nos tons claros oferecidos pela Renault (são 13 opções de pintura, nove delas bicolores).

Com 4,33 m de comprimento, quatro portas e 437 l de volume disponível no porta-malas, nosso Captur tem tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor, ABS e direção com assistência eletro-hidráulica. O carro apresenta a maior distância entre-eixos, o maior vão livre e o maior porta-malas da categoria.

 

   

 

Duas versões foram lançadas até o momento: Zen, com o moderno motor 1.6 SCe de 16 válvulas e 118/120 cv lançado há quatro meses, acompanhado de câmbio manual de cinco marchas, e a top Intense, com o 2.0 de 16 válvulas e 143/148 cv e a ultrapassada e incômoda transmissão automática de quatro marchas vindos do Duster. Opção de câmbio automático CVT será oferecida mais adiante.

A versão Zen traz, de série, chave-cartão, partida com botão, quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, vidros elétricos, alarme, comando de áudio e celular na coluna de direção, assento do condutor com regulagem de altura, travamento automático das portas a 6 km/h, rodas de liga leve, luzes diurnas com leds e retrovisores rebatíveis. Como opcionais, central multimídia com GPS e câmera de ré e pintura de duas cores.

Além destes itens, a versão Intense traz apoia-braço, central multimídia, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina e sensor crepuscular. Bancos em couro e pintura de duas cores são os únicos opcionais.

 

 





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TOYOTA ETIOS

Toda a linha com nova frente

fevereiro 2017

Em agosto de 2016, afastando-se da tradição da indústria automobilística mundial, a Toyota brasileira lançou duas séries especiais de seu carro Etios – Ready! e Platinum – com estilo próprio de carroceria, mostrando linhas dianteiras substancialmente diferentes das do modelo de produção regular.

Assim, sedã e hatch ganharam nova grade e para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, enquanto que a versão top Platinum adicionalmente recebeu saias laterais.

Neste janeiro, apresentados como modelos 2018, todas as versões do Etios (à exceção da “aventureira” Cross) passaram a ter direito ao estilo das duas séries especiais; também as saias laterais foram adotadas, porém apenas na versão mais cara XLS.

Além de Ready! e Platinum, a linha Etios é composta das seguintes versões: X (incluindo ar condicionado, vidros elétricos, computador de bordo e banco traseiro com encosto rebatível), XS (mais controle de velocidade na versão com câmbio automático e controles de áudio e de computador de bordo no volante) e XLS (mais rodas de alumínio, faróis de neblina e acabamento interno em padrão couro).

A mecânica não foi alterada: motor de quatro cilindros e 16 válvulas com 1.329 cm3 (88/98 cv) ou 1.496 cm3 (98/107 cv), câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira por barra de torção, freios a disco ventilados na frente a a tambor atrás e direção com assistência elétrica.

 

     

Toyota Etios XLS hatch e sedã 2018.

 





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