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C3 AIRCROSS

Citroën apresenta o segundo modelo de sua nova fase

junho 2023

No final de abril, em evento simultâneo com a Índia, a Citroën apresentou oficialmente as linhas externas do utilitário esportivo C3 Aircoss, seu segundo modelo nacional (dos três previstos) sobre a plataforma global CMP. com lançamento programado para o final do ano.

Desenvolvida pela PSA ainda na fase pré-Stellantis e já utilizada pelo hatch C3, a plataforma foi especialmente projetada para carros menores e mais baratos, destinados a mercados de menor renda. Nas palavras do press release da empresa, o novo modelo “foi desenvolvido globalmente em parceria com os centros regionais da Stellantis“, sendo o centro de desenvolvimento sul-americano do Grupo, em Betim, responsável pelo ajuste do carro às necessidades locais.

Sem dados técnicos ou de conteúdo, as informações fornecidas pela Citroën se limitaram à descrição do veículo e de suas características gerais. Delas puderam ser extraídos os seguintes pontos:

  1. terá 2,67 m de distância entre eixos, “mais de 4,32 m” de comprimento e 1,80 m de largura;
  2. será o primeiro B-SUV (leia-se: SUV de pequeno porte) para sete passageiros, a terceira fileira sendo composta de dois bancos individuais removíveis;
  3. disporá do maior porta-malas “entre seus rivais diretos“, com volume de até 489 litros;
  4. terá suspensão elevada “capaz de absorver as mais diferentes irregularidades do piso“, 20,0 cm de vão-livre do solo, “excelente” ângulo de saída e alta manobrabilidade;
  5. trará luzes diurnas de leds, complementos plásticos em preto nos arcos das rodas, pintura em dois tons;
  6. internamente, terá quadro de instrumentos com tela digital de 7″, central multimídia com tela de 10″ e “exclusivo sistema de ventilação no teto” para atender aos passageiros do banco traseiro.

 

    

Citroën C3 Aircross.

 

 





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VW VIRTUS 2023

Para ocupar o lugar do Voyage, mas não só...

abril 2023

Sedã Virtus passa, a um só tempo, por sua primeira revisão visual e pelo reposicionamento na linha VW. Com a aposentadoria do Gol, depois de 42 anos de extremo sucesso, também morreram seus derivados – dentre os quais o sedã Voyage, uma das opções de mercado preferidas pelos frotistas. Foi com objetivo de tomar o lugar do primo mais velho que, além de retocar o estilo, a Volkswagen também passou a oferecer o Virtus com motor 1.0.

O novo sedã foi apresentado em cinco versões: 170 TSI (com motor 1.0 turbo de 109/116 cv, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis e freios a disco somente nas rodas da frente), 200 TSI Comfortline e Highline (1.0 turbo de 116/128 cv e câmbio automático de seis marchas) e 250 TSI Exclusive, a única com motor 1.4 turbo e 150 cv (a ser comercializada a partir do segundo semestre).

Trazendo acabamento sofisticado e conteúdo mais completo, a versão Exclusive busca alcançar outra faixa de clientes – aqueles que preferem sedãs de maior porte. Apostando no luxo em lugar da esportividade, substitui o antigo GTS. Visualmente difere das demais pelas rodas de 18″, pelo pequeno spoiler traseiro e pelos retrovisores na cor cinza.

Mais longo 6,9 cm, esteticamente o novo Virtus mudou nos para-choques, grade, faróis, capô, lente das lanternas traseiras e rodas; o nome Virtus foi deslocado para abaixo da placa de licença. Internamente são novos revestimento e bancos (em couro sintético a partir da versão Comfortline), volante (do Nivus), alavanca de câmbio com pomo iluminado e carregador de celular por indução. As versões com câmbio automático passam a vir, de série, com controle de cruzeiro e frenagem autônoma de emergência. O porta-malas permanece com 521 litros de volume útil.

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O novo Virtus nas versões Exclusive (à esquerda) e Highline.

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É o seguinte o conteúdo de cada versão:

170 TSI Manual: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), ar-condicionado, carregador de celular por indução, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional, quadro de instrumentos digital de 8″, piloto automático com controle de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, vidros e retrovisores elétricos, sensor de pressão dos pneus, faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras de leds, travamento elétrico das portas, porta-malas e tampa de combustível e rodas de liga de 15″.

170 TSI Automático: inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start-stop, volante revestido em couro, retrovisor direito rebatível e apoia-braço central.

200 TSI Comfortline: agrega freios a disco na traseira, ar-condicionado digital, chave presencial, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro sintético, câmera de ré, faróis de neblina de leds e rodas de liga de 16″.

200 TSI Highline: quadro de instrumentos digital configurável de 10,25″, central multimídia com tela de 10,1″, acionamento automático dos limpadores de para-brisa e faróis, retrovisores externos rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, detector de fadiga e rodas de liga de 17″.

250 TSI Exclusive: acrescenta seletor de modo de condução, acabamento exclusivo, spoiler traseiro e rodas de 18″.

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