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Criada na segunda metade da década de 60 como oficina reparadora de material elétrico, a CEN está instalada em Ribeirão Pires (SP). Em poucos anos voltou-se para a fabricação de motores elétricos de corrente contínua, a seguir também se dedicando à nacionalização de componentes e à produção de equipamentos elétricos especiais. A partir de 1991 deu início à construção de veículos elétricos para transporte e movimentação industrial, dos quais hoje dispõe de uma diversificada linha de modelos. Além da paleteira TSX-20 e da empilhadeira patolada CNS-20, para duas toneladas com operador embarcado de pé (respectivamente com motores de 0,9 e 2,5 kW), a CEN fabrica um carro transportador e nove rebocadores elétricos, todos eles com autonomia entre oito e doze horas e velocidade máxima entre 7 e 16 km/h, em função do regime de operação (com ou sem carga). O carro (modelo LTR-1/3000) tem dois lugares, motor de 4 kW (24 ou 36 V), pneus maciços e capacidade de carga de 1,35 tonelada na caçamba ou 3,0 t rebocadas.

Os rebocadores têm capacidade de tração entre uma e 12 toneladas. São eles: TM-2000 (operador em pé, três rodas de pneu maciço, 4,5 kW a 24 V) e Rinoceronte TM-250 (operador sentado, quatro rodas com pneumáticos ou borracha maciça, freios hidráulicos e motor de 14 kW a 24 V), ambos para uma tonelada, com guincho; CTR-1/3000 e 5000 (operador em pé, três rodas maciças, 2 kW a 24 V, para 3 ou 5 t); CTR 3000 (compacto, com 1,4 m de comprimento, pneus maciços ou a ar, freios hidráulicos e 4 kW a 24 V, para 3 t); Power Tow 3000 (3 t com suspensão, três rodas com pneus maciços ou a ar, freios hidráulicos e 4 kW a 36 V); CTR 5000 (motor de 8 kW a 48 V, para 5 t, podendo ser equipado com guincho e cabine); CTR 8000 (para 8 t, com cabine fechada, motor de 6 kW a 48 V e pneus maciços ou a ar); e, o mais recente, CTR 12000 (12 t, 10 kW a 48 V). Os modelos para operador sentado dispõem de faróis, lanternas, setas de direção, buzina e, opcionalmente, alarme de ré. A CEN desenvolve veículos especiais, por encomenda, podendo instalar em todos os seus veículos extensões para aplicações específicas. Em 2008 os veículos da CEN assumiram a marca Castell, nome da empresa associada que os distribuía até então.

<castell.com.br>





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