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A origem da Ciber Equipamentos Rodoviários remonta a 1958, quando um empreiteiro italiano criou em Caxias do Sul (RS) a Clemente Cifali & Filho, ali construindo a primeira usina de asfalto brasileira. No início da década de 70 a Cifali colocou no mercado um modelo de vibroacabadora de asfalto; esta foi sua primeira máquina autopropulsora. Em 1974 a empresa se associou à japonesa Mitsubishi, com o apoio da qual renovou a tecnologia de suas máquinas de pavimentação e diversificou a linha, lançando duas escavadeiras hidráulicas sobre esteiras da marca japonesa – os modelos MS40 e MS60, respectivamente com 0,5 e 0,8 m³ de capacidade.

Antes do final da década a gama de viboacabadoras autopropelidas alcançava seis modelos (SA-11, 12, 13, 14, 15 e 16), sobre esteiras ou pneus, com largura de pavimentação de 3,64 até 10,00 m. A partir de projeto próprio, também fabricou por alguns anos o distribuidor de agregados SD-1 e pequenos rolos compactadores articulados, equipados com motor Agrale de dois cilindros e 15 cv. Após dez anos, foi desfeita a joint-venture com a Mitsubishi e o capital da empresa voltou a ser majoritariamente nacional, porém já sem a participação da família Cifali.

Em 1987 conformou-se outra associação, desta vez com a alemã Wirtgen. As conseqüências foram, mais uma vez, modernização tecnológica e diversificação, com a introdução no mercado das primeiras fresadoras de asfalto fabricadas no país. No ano seguinte a Clemente Cifali mudou a razão social para Ciber – Companhia Industrial Brasileira de Equipamentos Rodoviários. Dois eram os modelos de vibroacabadoras então fabricados, ambos com 100% de nacionalização: SA 114C (sobre esteiras) e SA 115C (sobre pneus), para largura de pavimentação entre 3,0 e 5,0 m e capacidade de produção de até 400 t/h; tinham transmissão hidrostática e motor diesel Cummins turboalimentado de 3,3 l e 72 cv.

Em 1996, a Wirtgen assumiu o controle da totalidade do capital da Ciber (que havia algum tempo fora transferida para Porto Alegre, RS), a partir de então promovendo ampla renovação da linha, modernização de modelos e nacionalização de novas máquinas. Uma pequena acabadora foi agregada à linha SA, o modelo 230, com 45 cv, 3,84 m de largura de pavimentação e capacidade de 100 t/h. Além das tradicionais acabadoras, que continuaram em linha, foi lançada a família AF, com cinco modelos projetadas no Brasil e índice de nacionalização superior a 89% (em valor): AF 4000 (esteiras) e 4500 (pneus), com largura de pavimentação de até 4,2 m e capacidade de 300 t/h; e 5000 Plus (esteiras) e 5500 Plus (pneus), para até 5,3 m e 450 t/h – as quatro acionadas por motores MWM (4,1 l e 105 cv); e 6000 M, para 6 m e 400 t/h, com motor Mercedes-Benz de 155 cv. Todas as máquinas dispunham de transmissão hidrostática.

Em janeiro de 2005 a Ciber introduziu mais uma marca alemã no mercado, ao iniciar a produção da família 3000 de rolos compactadores vibratórios Hamm. Tratava-se de equipamentos com design e concepção técnica dos mais atualizados, controle eletrônico das funções operacionais, compartimento do motor isolado acusticamente, facilidade de acesso aos órgãos mecânicos, cabine ergonômica climatizada localizada no centro do veículo, painel digital e banco com dois joysticks e direção ajustáveis. Eram quatro modelos para compactação de solos: 3410 (peso máximo de 11 t) e 3411 (12,9 t), cada um deles em duas versões (com rolos lisos ou pé-de-carneiro), motor diesel com 133 cv, transmissão hidrostática, tração total e diferencial automático, podendo ainda dispor, opcionalmente, de controle da operação por microprocessador. (Uma década depois a linha nacional ficaria restrita aos modelos 3411 e 3411 P – com pé-de-carneiro -, equipados com motor Deutz de 100 cv.)

Em 2007 foram nacionalizados dois modelos de fresadoras Wirtgen para a remoção de pavimento asfáltico a frio: W 1000 L (sobre pneus maciços com esteira transportadora traseira) e W 1500 (sobre lagartas com esteira dianteira). Equipadas com motor diesel Deutz de 211 e 420 cv e tração nos dois eixos, permitiam largura de fresagem de 1,0 e 1,5 m e profundidade de até 25 e 30 cm, respectivamente. Mais adiante foi agregado um modelo maior, importado: W 1900, variante da W 1500, com a mesma mecânica, largura de corte de 2,0 m e profundidade de 32 cm. (Aprimorados, os três modelos passaram a ser denominados, respectivamente, W 100, W 150 e W 200.)

Dois importantes lançamentos ocorreram em 2015, na feira M&T: o compactador tandem Hamm HD 90 e a primeira viboacabadora nacional da marca Vögele. Da classe de 9,3 t, o compactador era acionado por motor Deutz de quatro cilindros e 136 cv, com tração hidrostática nos dois cilindros. Na década seguinte a máquina foi acompanhada da variante HD 90K, de 8,6 t, com rolo liso na dianteira e quatro pneus na traseira.

A vibroacabadora Vögele (modelo sobre esteiras Super 1300-3, com motor Deutz de 101 cv), por sua vez, possuía silo com capacidade para 10 t de asfalto e mesa de largura regulável, permitindo a pavimentação de faixas de 75 cm a 5,0 de largura. A máquina trazia o que havia de mais atual no mercado mundial com relação aos elementos operacionais e controles, estes concentrados em três painéis de comando, ergonômicos e intuitivos, dois situados nas extremidades na mesa e um, deslizante, no posto de comando do operador, que, por sua vez, dispunha de dois assentos reguláveis (um em cada ponta da plataforma).

Tal política de diversificação trouxe excelentes resultados para a Ciber, que veio apresentando expressivo e contínuo crescimento das vendas (196% no período 2004-06, 50% dos quais exportados). Os produtos fabricados pela Ciber levam as marcas Ciber, Wirtgen, Vögele e Hamm.

No início de junho de 2017 a Wirtgen alemã, com receita internacional de 2,6 bilhões de Euros em 2016, anunciou sua aquisição pela norte-americana Deere & Co., controladora da John Deere. A conclusão do negócio estará sujeita à sanção das instâncias regulatórias dos dois países.

<ciber.com.br>     <wirtgenbrasil.com.br>





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