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Significando “Categoria Turismo Multimarcas com motorização 2.0“, a CTM2000 foi uma categoria esportiva proposta pela empresa de eventos automobilísticos Nordeste Sport Motor em 2005, no Ceará, como alternativa nordestina aos altos custos envolvidos nas competições nacionais da Stock Car. Para ela, um novo carro foi especialmente projetado por Pedro Virgínio Barbosa, da Proton, com custo de aquisição cerca de 60% menor do que o de um stock car médio.

Embora inspirado no alemão DTM, o projeto do carro (simplesmente denominado CTM) foi totalmente realizado no Ceará: chassi tubular, conjunto motor-caixa Volkswagen AP 2000 montado adiante do eixo traseiro, suspensão totalmente independente por duplos triângulos superpostos e molas helicoidais, freios a disco ventilados nas quatro rodas e carroceria de fibra-de-vidro com para-brisas e janelas em policarbonato e faróis e lanternas do VW Polo; o combustível previsto era o álcool. Com 700 kg de peso total e motor preparado para 200 cv, o CTM alcançava velocidades de até 210 km/h.

Uma primeira série de 15 unidades foi montada em 2006 pela Proton (fabricação do chassi e da carroceria) e Nordeste Sport (montagem do conjunto), ambas de Fortaleza. Em maio de 2007, compondo o calendário do I Campeonato CTM2000/Stock NE, foi realizada na capital cearense a primeira prova da categoria. Apesar da receptividade do CTM junto aos pilotos e à imprensa especializada, o custo da competição ainda foi considerado elevado pelos participantes e a temporada de 2008 acabou não se realizando.

 

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Carro da categoria CTM2000, projetado e construído no Ceará (fonte: site carrosecorridas).





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