> DONGFENG

DONGFENG | galeria

Incorporada em 1969, a estatal Dongfeng Motor Corporation é um dos maiores fabricantes chineses de veículos (o 3o em 2012). Em outubro de 2010 uma comitiva de diretores da empresa promoveu encontro no país com o objetivo de identificar rede de agências interessada em importar alguns modelos de seus automóveis (ainda não escolhidos) para depois, “de acordo com os resultados“, vir aqui a instalar fábrica própria.

Como se tornou tão comum entre as empresas chinesas supostamente interessadas em vir para o país, os planos da Dongfeng sofreriam muitos desvios, idas e vindas. Em 2012, os planos de fabricar automóveis já tendo sido deixados de lado, a empresa anunciou publicamente ter acordado com sua “única representante” local – o grupo mineiro Aurium Trading & Investimentos- a construção conjunta de uma fábrica de caminhões médios e pesados, com início de operação previsto para 2015. A planta se localizaria em Pouso Alegre (MG).

Em 2014 a Dongfeng comunicou ao sócio brasileiro a desistência do projeto. Sentindo-se lesada, a Aurium apelou para a Corte de Arbitragem Internacional de Londres, acusando os chineses de violação do contrato e cobrando indenização de R$ 1,67 bilhão pelos danos decorrentes. Suspeitando, ademais, que a compra de 45% do controle da subsidiária de caminhões da Dongfeng pela sueca Volvo, em 2013, teria sido a causa real da desistência dos chineses pelo negócio, em janeiro de 2015 a Aurium decidiu também ingressar no Cade, movendo ação contra a Volvo por violação da livre concorrência. Os dois processos se encontram em curso.





GmailFacebookTwitter