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EFFA | galeria

Marca dos veículos chineses Changhe e Hafei montados no Uruguai pela Effa Motors. Os primeiros modelos exportados para o Brasil, a partir de 2008, foram três utilitários leves de origem Hafei (minivan, furgão e picape). Por ocasião da chegada das primeiras 35 unidades ao país a empresa comunicou a intenção de, em um ano, adquirir instalações em Manaus (AM) para fabricar diversos outros modelos, dentre os quais o pequeno dois volumes Changhe M100 e uma picape cabine dupla e uma van médias. Como meta para o primeiro ano, a empresa anunciou a produção de mil unidades de utilitários Hafei, com componentes importados sob a forma SKD.

Até 2011 nenhuma ação concreta com relação à fabricação local havia sido tomada. Em março daquele ano, dando a entender mudança de rumo em seus planos, foi informado que a empresa procurava local para instalar no Brasil um centro de pesquisas e desenvolvimento para a América Latina; ali, em conjunto com a também chinesa Lifan, seria projetado um automóvel pequeno para comercialização em todo o mundo. Em 2012, os planos de produção local dos veículos Hafei foram retomados pela empresa CN Auto, mas também dessa vez nada de concreto ocorreu.

A solução acabou sendo encontrada pela própria Effa, que em 2015 inaugurou fábrica própria na Zona Franca de Manaus (AM), onde iniciou a montagem de dois caminhões leves – divulgados pela empresa como picapes -, os modelos K01 e K02, este com cabine dupla. Ambos possuíam motor a gasolina de quatro cilindros (duas válvulas por cilindro), 1.012 cme 53 cv refrigerado a água, câmbio manual de cinco marchas, tração traseira, suspensão McPherson na dianteira e por eixo rígido com feixe de molas na traseira, freios a disco na frente e a tambor atrás e direção mecânica. A capacidade de carga (incluindo ocupantes e carroceria) era de 940 kg.

No ano seguinte dois modelos  levemente maiores foram agregados à linha: V21 e V22 (cabine-dupla), com capacidade para 1.240 kg (também incluindo carroceria e ocupantes) e motor de quatro cilindros (16 válvulas), 1.310 cme 78 cv. As demais características acompanhavam as dos modelos menores.

Os quatro podem ser fornecidos de fábrica com complementos diversos, como gaiola, suporte para transporte de vidros planos, baú e capota de lona. É desconhecido o conteúdo nacional dos veículos.

Apesar de dispor de capacidade de montagem de mil unidades mensais, a produção vem sendo irrisória: 220 em 2017, 40/mês em 2018 e 100/mês em 2019. A curto prazo a Effa planeja introduzir em linha a van V25.

<effamotors.com.br>





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