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ELETRON | galeria

Protótipo de veículo elétrico, desenvolvido e construído a partir de 1980 pelo consórcio técnico coordenado pela Copel – Companhia Paranaense de Energia e composto pela Marcopolo (através da sua subsidiária Invel), Puma, Bardella (produtora de motores elétricos) e Lucas (fabricante das baterias Vulcânia). À Invel caberia o fornecimento da carroceria e, à Puma, do chassi e elementos mecânicos. O projeto previa um veículo utilitário para uso urbano, com capacidade para uma tonelada de carga, autonomia de 105 km e 80 km/h de velocidade máxima. Teria motor de tração de 30 kW em corrente contínua, controle de velocidade progressivo, sem marchas, assegurado por chopper especialmente desenvolvido pela Copel. As baterias chumbo-ácido (36 elementos triplos com peso total de 1.030 kg montados sob o chassi) permitiriam 600 ciclos de recarga, ou aproximadamente dois anos de vida útil.

O protótipo foi oficialmente apresentado em julho do ano seguinte, logo iniciando-se os testes em Curitiba. Era um caminhão leve, com 2,8 t de peso líquido, cabine avançada Puma e carroceria aberta montada pela Invel (duas outras versões foram projetadas: furgão, com portas laterais e traseira e ligação entre a cabine e o compartimento de carga, e microônibus para até 14 passageiros). Pretendia-se iniciar, ainda em 1981, a construção de pré-série de 100 unidades, assim como desenvolver um veículo híbrido, a álcool e elétrico, o que jamais chegou a ocorrer.

O arrefecimento da Crise do Petróleo, o sucesso do Pró-Álcool e o elevado preço previsto para o Eletron (assim como para todos os veículos elétricos, inclusive seu principal concorrente Gurgel) levaram o Consórcio a se desinteressar pela continuidade do projeto. Ainda assim, em 1985 (quando a Nife já havia substituído a Lucas como fornecedora de baterias) a Copel ainda se encontrava indecisa quanto à industrialização do veículo; enquanto isto, o protótipo continuava em testes na frota da concessionária, percorrendo em média 2 mil km por mês.

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Utilitário Eletron, construído no início da década de 80 por consórcio coordenado pela empresa paranaense de energia Copel.





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