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GT RACECARS | galeria

Empresa de apoio ao esporte automobilístico criada pelo engenheiro Jaime Gulinelli, desde 1990 atuando em Campinas (SP). Sob encomenda, também constrói veículos completos e fornece componentes estruturais e de acabamento em plástico reforçado com fibras de vidro, aramida ou carbono. Pelo menos um carro de sua construção se destacou no esporte nacional, o protótipo GT R1, montado para os empresários e pilotos Dimas de Melo Pimenta II e III.

Desenvolvido a partir do final de 2004 com a participação dos engenheiros Rafael Diniz Santiago, Luís Guilherme Lauzi Gozzani e Reinaldo Araújo e a consultoria de Ricardo Divila – o célebre projetista de vários monopostos para os irmãos Fittipaldi -, possuía chassi tubular, carroceria plástica reforçada com fibras de vidro e carbono, motor Chevrolet Corvette V8 de 5,7 l e 550 cv e transmissão Hewland de cinco marchas. Estreando nas 1000 Milhas de Interlagos, em 2008, foi o segundo colocado na prova eliminatória, superando o tempo recorde do circuito entre os automóveis brasileiros, porém não concluiu a corrida.

Para a temporada de 2011 o carro foi dotado de câmbio seqüencial de seis marchas, rodas de cubo rápido e carenagem modificada, participando da quarta e sétima etapas da categoria Força Livre do campeonato paulista, sem vitórias, porém largando em primeiro em uma das provas. Logo a seguir o protótipo ganhou nova seção frontal; identificado como Evo 1, conquistou três poles e uma vitória na categoria Top 1 PR nas quatro etapas do campeonato Top Series de 2012.

Rebatizado GeeBee R1, o carro só retornaria às pistas em 2018, pelas mãos do piloto Ney Faustini, da equipe Absoluta. Já com dez anos de idade, o protótipo foi “testado” em duas provas do Campeonato Paulista de Força Livre antes de estrear no Brasileiro de Endurance, nas 4 Horas de Curitiba, em abril, enfrentando concorrentes muito mais modernos e potentes. Após a terceira etapa, em julho, o GeeBee ganhou novo motor V8, igualmente GM, agora com 6,6 l e 650 cv, oriundo do protótipo Alfran 450A, da mesma equipe Absoluta. O ganho em competitividade foi evidente, levando-o ao terceiro lugar na categoria P1 nas duas provas seguintes – 4 Horas do Velocittà e 3 Horas de Tarumã.

Para o Endurance Brasil 2019 a categoria P1 foi desmembrada em duas – P1 e P2 -, o GeeBee sendo enquadrado na segunda. O carro concluiu a temporada com duas vitórias (4 Horas de Curitiba e 4 Horas de Goiânia), dois terceiros lugares (3 Horas de Santa Cruz do Sul e 3 Horas do Velopark) e um quarto lugar (4 Horas de Interlagos). A última prova do BeeGee R1 ocorreu na 6a Etapa do Campeonato LDA de Força Livre, onde Ney Faustino conquistou a pole position e venceu duas baterias.

<gtcars.com.br>

 

[LEXICAR agradece a Daniel Vieceli pelas informações que permitiram atualizar esta página.]

 





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