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GURGEL (ii) | galeria

Empresa fundada em 2004, em Presidente Prudente (SP), ostensivamente utilizando o nome (Gurgel Motores) e o logotipo da antiga Gurgel, que iniciou as atividades comercializando triciclos de carga de origem chinesa. Paulo Emílio Freire Lemos, proprietário da nova empresa, registrou a marca em seu nome após tomar conhecimento da caducidade, em 2003, dos registros da Gurgel no INPI. O triciclo (modelo TA-01), anunciado como trator agrícola, era acionado por motor diesel de 15 cv com sistema simplificado de refrigeração a água, por perda total (completa-se um tanque de cinco litros de água, que vai sendo consumido ao longo do dia); tinha transmissão por correias, caixa mecânica de quatro marchas e freios a tambor nas rodas traseiras. Com dois lugares e capacidade de carga de 1,2 toneladas, o triciclo podia receber, opcionalmente, carroceria basculante e motor de 1.194 cm3 e 20 cv com partida elétrica (hoje padrão). A ele podiam ser simultaneamente acoplados até três implementos, dentre os quais compressor de ar, gerador de energia e triturador de forragem. Além de iniciar a nacionalização do veículo, era intenção do proprietário também fabricar automóveis, tendo mesmo registrado em seu nome a marca Romizetta, num evidente plágio à Romi-Isetta, primeiro automóvel de passageiros fabricado no Brasil.

Em 2005, após ter vendido cerca de 200 triciclos, já com alguns componentes nacionalizados, decidiu transferir-se para Três Lagoas (MS), onde daria início à construção de nova fábrica, graças a incentivos fiscais recebidos das administrações estadual e municipal. Eram planos da empresa produzir entre 40 e 60 triciclos por mês e, com a renda gerada, iniciar a fabricação de carros de passageiros. Dois anos depois mostrou seu primeiro protótipo, com lançamento previsto para “o segundo semestre de 2008“, o equivalente ao jipe Gurgel Tocantins, do qual manteve o desenho da carroceria, porém com grandes alterações mecânicas. O novo carro teria tração nas quatro rodas, motor traseiro Volkswagen 1.4 refrigerado a água, com 80 cv (a álcool) e radiador de água montado na frente, acompanhando o esquema utilizado pela Kombi. Depois do Tocantins poderiam ser lançados outros modelos, já que a empresa arrematou, junto à massa falida da Gurgel, moldes do X-15, Carajás, BR-800 e Supermini.

Em 2013 foi homologada uma versão mais curta do triciclo (TA01 K1B), capaz de receber 5a roda e tracionar carretas de 4,00 m de comprimento e até 3,6 t. O modelo anterior continuava a ser fornecido, ainda com reduzido índice de nacionalização (mais de 700 haviam sido fabricados até então). Na ocasião o jipe ainda não havia sido colocado em produção.

A partir de 2010, em paralelo com a montagem de triciclos, a Gurgel Motores passou a representar dois fabricantes chineses de equipamentos de movimentação e construção – diversos modelos de empilhadeira (elétricas e a combustão) e dois de pás, todos importados completos e vendidos com a marca Gurgel.

Em 2023, com sua sede transferida para Presidente Venceslau (SP), com filial em Três Lagoas e ainda limitada à produção do triciclo e à importação de empilhadeiras (e não mais de pás), o quadro de pessoal da empresa restringia-se a 22 trabalhadores.

<gurgel.com.br>





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