> JAN

JAN | galeria

Fundada em 1960 em Não-Me-Toque (RS), a empresa Implementos Agrícolas Jan S.A. iniciou suas atividades fabricando arados de disco. Já dispondo de quatro unidades fabris no município, em 2008 a empresa entrou no mercado de pulverizadores agrícolas, importando quatro modelos da Tecma argentina, com planos de nacionalizá-los a partir do ano seguinte. Em 2009, com efeito, começou a ser fabricado no país o modelo Impactus 2750, 4×2 com tanque de 2.750 litros e barras de 25 m de largura. O equipamento tinha as seguintes características técnicas: motor MWM turbo de 130 cv, caixa de cinco velocidades, transmissão para as rodas por corrente em banho de óleo, suspensão pneumática, freios hidráulicos a tambor e direção hidrostática; computador de bordo e GPS eram opcionais.

No mesmo ano a Jan colocou em linha o modelo Power Jet G4 (posteriormente Power Jet 2500), nas versões com tração em duas ou quatro rodas, edição modernizada de máquina projetada e até então fabricada pela também gaúcha Metal Busch, da qual adquiriu os direitos. Equipada com o mesmo motor Maxion de 130 cv, tinha cinco marchas, suspensão pneumática, freios a disco ventilados nas quatro rodas, tanque de 2.500 l, barras de 23,5 m e sistema de transmissão mecânica semelhante ao modelo Impactus. Eram duas as opções de posicionamento das barras pulverizadoras – na dianteira ou na traseira do veículo. Na versão 4×4 ambos os eixos eram direcionais.

Em 2012, a partir do chassi de seus pulverizadores, a Jan lançou o distribuidor autopropelido Power Lancer 4100, com capacidade de 4 m³, tração 4×4, dois eixos direcionais e suspensão pneumática. Pulverizador de menor porte foi lançado em março de 2017 – Power Jet 2000, apropriado para a cultura de batata inglesa. Meses depois, no Show Rural Coopavel, foi apresentado o inédito modelo Spartan, com 190 cv (sempre MWM), transmissão hidrostática 4×4, direção e suspensão independente nas quatro rodas, piloto automático, tanque de produto de 2.650 ou 3.000 l, barras pulverizadoras de 30,0 m, bitola regulável até 3,20 m e o maior conteúdo de tecnologia embarcada do país na categoria.

O Spartan deu origem ao distribuidor de adubo SpartLancer, com tanque de 5 m3, lançado poucos meses depois no Agrishow. No evento foi também apresentado o Power Jet 2650, para 2.650 l, versão atualizada do mais tradicional pulverizador da marca, com 160 cv, câmbio manual de cinco marchas, suspensão pneumática, barra traseira de 25 ou 27 m com iluminação auxiliar e altura de trabalho variável entre 0,60 e 2,42 m.

Além destas máquinas e da grande linha de equipamentos para agricultura, a Jan ainda fornece componentes e implementos para terceiros, tais como John Deere, Massey Ferguson e Randon.

<jan.com.br>

 

O que houve de novo a partir de 2019:





GmailFacebookTwitter