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JEEP | galeria

O utilitário Jeep foi um típico produto da II Guerra Mundial. Resultante de concorrência lançada pelo Exército dos EUA, em 1940, visando o projeto e fabricação de um veículo militar leve de apoio tático com tração nas quatro rodas, dele foram produzidas centenas de milhares de unidades nos anos seguintes. Fabricado pela Willys (que venceu a licitação, concorrendo com a Ford e a American Bantam), o carro logo foi batizado com o nome Jeep, corruptela de sua denominação militar GP (djee-pee, de General Purpose, ou uso geral).

Fundada em 1907, em decorrência da compra da Overland (de 1902), a Willys foi adquirida pela Kaiser em 1953 e, em 1970, pela American Motors, que alterou a razão social da empresa para Jeep Corporation. A partir daí o controle da Jeep mudou de mão por três vezes: em 1979 passou à Renault, em 1987 à Chrysler e finalmente à Fiat, em 2009. Veículos Jeep foram montados no Brasil a partir de 1947, pela concessionária Gastal, e de 1954 a diante, pela própria Willys. Os últimos exemplares foram fabricados em 1983.

Veículos com a marca Jeep teriam que aguardar mais de 30 anos para voltarem a ser produzidos no país. O anúncio foi oficializado pelo Presidente mundial da Fiat, em março de 2014, no Salão de Genebra: a partir do ano seguinte o Brasil fabricaria o modelo Renegade, recém lançado naquele Salão. Menor utilitário da marca, utilizando parcialmente a plataforma do pequeno Fiat 500L, o carro seria produzido na nova planta brasileira da Fiat, em construção em Goiana (PE). Já em novembro, no 28o Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo foi festivamente apresentado ao mercado brasileiro, quando grande quantidade de carros (ainda importados), em diversas cores e versões, ocupou o lugar de honra no stand que a Fiat preparou para a ocasião.

O cronograma previsto foi fielmente cumprido e em abril de 2015 a fábrica pernambucana foi inaugurada e dela saíram os primeiros carros para a rede de concessionárias. O Renegade nacional foi lançado com grande variedade de cores, versões e configurações mecânicas. Primeiro SUV compacto fabricado no país realmente apto para aplicações fora de estrada, era também o único com opção de motorização diesel.

As versões eram três – a “básica” Sport, a intermediária Longitude e a top Trailhawk -, diferenciando-se não apenas pelos pacotes tecnológicos e acabamentos mas também pela mecânica. Sport e Longitude eram fornecidos com tração dianteira e motor flex de comando variável, 1.747 cm3, 16 válvulas e 130/132 cv, o primeiro com câmbio manual de cinco marchas e o segundo com automático de seis. Ambos podiam opcionalmente receber tração nas quatro rodas, motor diesel e caixa automática. A versão Trailhawk foi disponibilizada exclusivamente com tração 4×4 permanente com reduzida 20:1 de comando eletrônico, motor diesel turbo com injeção direta (ainda importado) com 1.956 cm3, 170 cv e o elevado torque de 35,7 kgf.m e câmbio automático de nove marchas.

O PRIMEIRO RENEGADE: SUA FICHA TÉCNICA: carroceria monobloco, quatro portas, cinco lugares, bagageiro com 260 l; capacidade de carga: 450 kg; 4,24 m de comprimento; vão livre de 22,3 cm; motor transversal dianteiro refrigerado a água, quatro cilindros em linha, flex (1.747 cm3, 16 válvulas, 130/132 cv) ou diesel turbo-alimentado (1.956 cm3, e 170 cv); tração dianteira ou 4×4; caixa manual de cinco marchas, automática de seis ou automática de nove com reduzida para a versão 4×4; direção elétrica; suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira, braços transversais e laterais e barra estabilizadora na traseira); freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira), com ABS e EBD.

Desde a configuração básica o Renegade vinha com direção com assistência elétrica, volante multifuncional, ar condicionado, sistema de som, rodas de liga, controle eletrônico de estabilidade e tração, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas, fixação de velocidade de cruzeiro e freio de estacionamento elétrico. Além destes, o Longitude trazia sistema multimídia, aletas no volante, GPS, câmera de ré e rodas de 17″.

O Trailhawk, o mais completo e mais preparado para operações fora de estrada, teve a suspensão elevada em 2 cm (o vão livre era de 22,3 cm), recebendo pneus de uso misto, chapa de proteção inferior, três pontos de fixação de ganchos para reboque, air-bags extras, sensores de chuva e de faróis, assistente de descidas e sensor de pressão dos pneus; como itens adicionais de conforto, podia ter teto panorâmico, bancos de couro com regulagem elétrica e partida através de botão no painel.

Associado à tração 4×4 havia um sistema operado por botão seletor (Selec-Terrain) que adaptava o carro ao tipo de solo que estava sendo percorrido; eram cinco as opções: auto-seleção, neve, areia, lama e (no Trailhawk) pedra. O torque do motor era enviado para as rodas dianteiras e redistribuído para as traseiras por meio de uma caixa de transferência de acoplamento viscoso (no modo “auto”, até 60% da força de tração era enviada para o eixo traseiro).

Suas características off-road básicas: ângulo de entrada, 31,3o; ângulo de saída, 33o; rampa máxima, 22,8o; vau, 48,3 cm. Preparado para aventuras fora-de-estrada, bem acabado, ricamente equipado, confortável e com ótimo desempenho também no asfalto, o Renegade promete balançar o mercado brasileiro de SUVs.

<jeep.com.br>

 

O que houve de novo a partir de 2015

 

Séries especiais: Renegade 75 Anos (10/16), Compass Opening Edition (10/16), Renegade Night Eagle (08/17, 05/19), Compass Night Eagle (10/17), Renegade Willys (03/19), Compass S (03/19), Renegade WSL (06/19), Renegade e Compass 80 Anos (05/21)

Premiações e distinções (modelos nacionais): Renegade Trailhawk 2.0 (Qual Comprar 2015, categoria Utilitário; Autoesporte); Renegade Trailwalk (Compra Certa 2015, categoria De 100 a 120 MilCar and Driver); Renegade 1.8 (Qual Comprar 2016, categoria SUVAutoesporte); Renegade (19a Eleição dos Melhores Carros [2016], categoria Melhor Utilitário Esportivo Compacto – Classe 1Best Cars); Compass (Qual Comprar 2017, categoria SUV PremiumAutoesporte); Compass Longitude diesel 4×4 (Melhor Compra 2017, categoria SUV até R$ 150.0004 Rodas); Compass (Best Cars 2018, categoria SUV PremiumCarro); Compass (Qual Comprar 2021, categoria SUV PremiumAutoesporte); Compass Trailhawk TD350 (Melhor Compra 2021, categoria SUVs até R$ 250.0004 Rodas); Compass e Commander (Carsughi L’Auto Preferita 2021, categorias SUV Médio SUV Grande); Commander (Prêmio Abiauto 2021, categorias SUV Crossover Nacional Carro Abiauto); Renegade Longitude (Melhor Compra 2022, categorias Grande Vencedor SUVs até R$ 170.0004 Rodas); Commander (Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2022, categoria SUV GrandeAgência AutoInforme); Compass e Commander (Qual Comprar 2023, categorias Melhor SUV Médio Melhor SUV PremiumAutoesporte); Renegade Sport e Commander Limited 1.3 Turbo (Melhor Compra 2023, categorias SUVs até R$ 120.000 SUVs até R$ 270.0004 Rodas); Commander (Melhor Compra 2024, categoria SUV 4×4Motor Show); Commander (Os Eleitos 2023, categoria Melhor SUV Grande4 Rodas); Commander (Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2023, categoria Melhor SUV Grande); Commander (Os Eleitos 2023, categoria SUVs Grandes4 Rodas)





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