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JUNIOR | galeria

Fábrica de carros infantis de Pinhais (PR), fundada por Fernando Bohrer Sgrillo em 2005. Criador de veículos excepcionalmente bem realizados, sua carreira de fabricante iniciou-se por acaso, no ano anterior, ao construir para o neto a “miniatura” de um Jeep Willys 1951 na versão militar. A escala escolhida (2/3 do real) foi definida em função dos pneus lameiros disponíveis no mercado, a partir da qual o pequeno veículo foi sendo desenvolvido, sendo respeitados os mínimos detalhes encontrados no original – inclusive ferramentas auxiliares (pá e machado, na lateral), luzes de black-out e placas de identificação. O jipe, que alcançou pouco mais de dois metros de comprimento, tinha chassi tubular e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro, trazendo diversos componentes em alumínio fundido e resina. Os três primeiros exemplares receberam suspensão independente (braços oscilantes e molas helicoidais) e tração elétrica, com motores de 1 cv nas rodas traseiras, alimentados por duas baterias tracionárias.

O sucesso da réplica foi tão imediato que no mesmo ano a mesma foi colocada em produção, em Novo Hamburgo (RS). Dois modelos foram disponibilizados: o militar M38 e o civil CJ2. A partir da quarta unidade, passou-se a utilizar transmissão por corrente com duas velocidades e ré (de controle eletrônico), eixos rígidos, suspensão por feixes de molas e freios a disco. A  motorização foi alterada, sendo a tração elétrica substituída por motores Branco a gasolina refrigerados a ar, com duas opções: 2 tempos e 3,5 cv, montado na dianteira (alternativa logo abandonada), e 4 tempos e 6,5 cv, na traseira.

Em 2005, em sociedade com um empresário de Portugal, foi constituída a Junior Réplicas S.A. e a produção transferida para a região metropolitana de Curitiba. Ali foi lançado o segundo modelo, a réplica do Jeep Willys MB 1942, equipamento vital, no campo dos Aliados, durante a II Guerra Mundial. Em 2006 a Junior desenvolveu seu terceiro veículo, Land Junior, cópia do Land Rover 1961 88 Série IIA, nas versões Standard e Expedition, com câmbio seqüencial de três marchas, suspensão independente na dianteira e, opcionalmente, capota e estepe.

A partir de então o ritmo de novidades foi intenso, em dois anos sendo editados mais três modelos: HJr, inspirado no Humvee 1980 (veículo militar norte-americano que deu origem ao Hummer); HJr na versão Tunning, mais próximo do Hummer do que de seu antecessor militar; Vette Sebring, réplica do Corvette 1957 vencedor das 12 Horas de Sebring; e Jrvette, a partir do Corvette 1956, os dois últimos com 2,80 m de comprimento. Atento à fidelidade de suas reproduções, a empresa deu ao HJr e ao Vette um sistema de suspensão traseira próprio, dotado de braços oscilantes e molas helicoidais, contrastando com as molas semi-elípticas dos  jipes.

Lançamento mais recente da Junior foi o Triker, seu primeiro triciclo. De “vocação aventureira”, segundo o fabricante, dispõe de chassi tubular sem carenagem (a menos dos para-lamas), motor de 110 cm3 e 6,9 cv, câmbio semi-automático de quatro marchas e freio a disco no eixo traseiro; a transmissão, com diferencial, é por corrente.

A Junior vem hoje utilizando motores de motocicleta importados da China (um cilindro, 107 cm3, 6,9 cv), aplicando-os a todos os modelos. A maior parte da produção é exportada para os EUA e Europa, onde seus minicarros são considerados pela imprensa especializada as mais perfeitas réplicas motorizadas em escala disponíveis no mercado mundial.

<junior-replicas.com.br>





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