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Oficina mecânica de Apucarana (PR) que produziu kits para a montagem de baja bugs e veículos para a prática de autocross na década de 80. A cidade paranaense foi uma das pioneiras brasileiras na divulgação do autocross como categoria, ao sediar (depois de Belo Horizonte) as primeiras corridas do país. Para o I Grande Prêmio disputado na cidade, em 1982, Sérgio Carlos Kowalski construiu sua própria gaiola, com a qual conquistou a quarta colocação. Inovadora, era uma das poucas a utilizar chassi tubular próprio em lugar de plataformas Volkswagen, sua boa classificação imediatamente motivando-o a produzi-la para comercialização.

Dois anos depois Kowalski lançou kits para a preparação de baja bugs, compostos de sete peças moldadas em plástico reforçado com fibra de vidro (para-lamas, capô, fechamento da dianteira e tampa do motor), além de para-choques e estribos tubulares. Ao contrário da tendência, seus bajas tinham largos para-lamas dianteiros, sob os quais eram instalados os faróis.

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O baja bug paranaense Kowalski (fonte: 4×4 & Cia).





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