> KRAUSS-MAFFEI

KRAUSS-MAFFEI | galeria

Empresa alemã fabricante de locomotivas e veículos militares criada em 1931, como resultado da união da Krauss (fundada em 1860) com a quase centenária Maffei. Em 1977, em associação com a Schuler (grande fabricante brasileiro de prensas, também de origem alemã), a empresa constituiu uma filial no país com o objetivo de desenvolver projetos para o Exército Brasileiro. (Em 1999 a Krauss-Maffei e a alemã Wegmann & Co. GmbH uniram suas operações, dando origem à KMW – Krauss-Maffei Wegmann.)

Sediada em Diadema (SP) com razão social Krauss-Maffei do Brasil Veículos Especiais Ltda., a subsidiária brasileira pretendia ser o instrumento de viabilização das diversas propostas de nacionalização de blindados então apresentadas pela Alemanha ao governo brasileiro. As ofertas alemãs envolviam desde o desenvolvimento conjunto de um tanque de 35 t com suspensão hidropneumática e 670 cv, até a construção de toda uma família de blindados leves sobre esteiras a partir do carro de combate Marder, compreendendo várias versões: comando, transporte de tropas e materiais, comunicações, socorro, reconhecimento, porta-morteiro e anti-carro lançador de mísseis. A nova família substituiria a frota de veículos norte-americanos obsoletos ainda em uso no Brasil.

Além da intenção de levar adiante estas iniciativas, a empresa também se dispôs a apresentar propostas de modernização e repotenciamento do equipamento antigo, para isto tendo recebido do Exército três velhos blindados para estudo: M-41, M-3 A1 e M-113. Empresa com controle de capital estrangeiro, a Krauss-Maffei não teve como disputar com os diversos fabricantes nacionais os parcos recursos federais para o desenvolvimento dos projetos, acabando por ser  relegada frente àqueles. Esta dificuldade, aliada à não concretização de encomendas pelas Forças Armadas, levou à precoce extinção da sociedade, em março de 1978. (Antes do final do ano proposta similar seria apresentada à Imbel, também não concretizada.)

Muitos anos depois, em 2013, a Krauss-Maffei abriu uma filial em Santa Maria (RS) com a finalidade de prestar assistência à pequena frota de tanques Leopard usados adquiridos pelo Brasil. A médio prazo a empresa pretende desenvolver e produzir localmente equipamentos especialmente projetados para o mercado sul-americano.





GmailFacebookTwitter