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Fábrica brasileira de equipamentos de construção instalada em São Paulo (SP), cuja marca deriva do nome do fundador da empresa, Manoel Ferreira da Veiga Alves. Oficialmente constituída em agosto de 1960 com a razão social Malves – Comércio e Indústria de Máquinas Ltda., desde 1956 procedia à transformação de tratores agrícolas ingleses David Brown (cujo controle foi vendido para a J I Case, em 1972) em niveladoras, por meio da adaptação de lâminas de arrasto entre os eixos da máquina. A primeira inovação, após a criação da empresa, foi a introdução de comando hidráulico para acionamento da lâmina, até então mecânico.

Logo a seguir, com a interrupção da fabricação do modelo inglês utilizado pela Malves, a empresa o substituiu por outro, importado da Romênia. A partir de seus elementos mecânicos, lançou em 1962 o primeiro equipamento com marca própria: a motoniveladora UD-55, da qual em quatro anos foram vendidas cerca de 120 unidades. Em 1964 novo modelo foi apresentado, ainda com dois eixos, porém com elevado índice de nacionalização: UD-80, com motor Mercedes-Benz (seis cilindros, 5,1 l e 80 cv) e caixa de cinco marchas com redução. Uma centena delas foi fabricada. Finalmente, em 1969 foi lançada sua primeira motoniveladora com três eixos, a MD-100, com motor Mercedes-Benz de 105 cv, câmbio de oito marchas reversíveis, freios hidráulicos nas quatro rodas traseiras e 100% de nacionalização, seguida da MD-120, dois anos depois, com 11,0 t, 120 cv (sempre Mercedes-Benz), direção hidráulica e lâmina com giro de 360°.

Em paralelo com o desenvolvimento da UD-100, a Malves iniciou o projeto de seu primeiro trator de esteiras (MD-850, de 8,3 t), antecipando-se ao plano federal de nacionalização, que só seria baixado pelo Geimot em outubro de 1969. Tomando por base um modelo romeno, do qual importava o sistema de transmissão, o trator foi lançado em julho de 1969 com 65% de componentes nacionais (alcançaria 80% em 1972). Fabricado em duas versões (A e E), era equipado com motor Mercedes-Benz de 85 ou 95 cv e caixa de cinco ou quatro marchas com reversão. 200 foram vendidos em menos de um ano. Ainda em 1969, em conjunto com outros seis fabricantes, a Malves solicitou enquadramento no programa de nacionalização do Geimot (ao contrário dos demais candidatos, no entanto, a Malves já fabricava o equipamento e apenas pleiteava a extensão dos benefícios ao seu produto). Concluído em dezembro de 1970, a comissão de seleção escolheu três empresas estrangeiras.

Ainda assim, a Malves continuou a expandir a linha de produtos. Em junho de 1970 introduziu sua terceira categoria de equipamento, inaugurando-a com o trator sobre pneus MD 920 P, de 6,1 t, com motor diesel Mercedes-Benz de 92 cv (mais tarde 105 cv), dez marchas à frente e duas a ré, tração nas quatro rodas, freios a disco duplos e direção hidráulica. Projeto romeno da UTB, trazia 65% de conteúdo nacional, sendo o conjunto de transmissão o único item de porte importado, diversos componentes sendo comuns às demais máquinas.

(O relacionamento com a Romênia seria incrementado a partir de 1973, ano em que foi firmado Acordo Comercial entre o Brasil e aquele país socialista.  Segundo as normas acordadas com o Banco Central, as peças e componentes, importados sob consignação, seriam mantidos em armazém alfandegado na própria Malves, tendo o Banco União Comercial – BUC como trustee da operação, depositário dos equipamentos e garantidor dos pagamentos à Romênia.)

Do mesmo ano foi a pá carregadeira sobre esteiras MD-920 C (8,6 t, 95 cv) e, de 1972, o trator de esteiras MD 1800 (20,7 t, motor Mercedes-Benz de 180 cv, cinco marchas) – o maior até então construído no Brasil. Além destes, planejava o lançamento de um trator ainda maior, o MD 2100, com motor MWM de 300 cv. Apesar de excluída do programa oficial de nacionalização, a empresa conseguiu conquistar preeminência no segmento, com quase 300 unidades fabricadas em 1972, 60% exportadas para a África e América Latina.

Em 1973 a empresa decidiu entrar no mercado de empilhadeiras industriais, assinando contrato de transferência de tecnologia com uma empresa estatal da Bulgária. Seriam três modelos diesel, para uma, duas e três toneladas, a serem fabricados a partir de 1975, ainda com 60% de componentes importados. Para cumprir o objetivo, a Malves adquiriu um terreno em Campinas (SP), onde construiria nova planta, para a qual também seria transferida a linha de fabricação de tratores sobre pneus, os demais equipamentos permanecendo na unidade de São Paulo. Também estava em seus planos o lançamento de duas escavadeiras hidráulicas – MD 900 E, sobre esteiras, e MD 900 P, sobre pneus -, com 15,1 t e 90 cv, e do trator de rodas MD 700, de menor porte, com 70 cv e design totalmente novo.

A maior parte dos novos projetos, contudo, não teriam futuro. Ainda que tenham sido efetivamente lançados o trator de rodas (em 1974) e (no ano seguinte) o já programado trator de esteiras pesado MD 2100 (18,2 t, porém com motor Cummins de 210 cv, cinco marchas à frente e quatro a ré), nem as escavadeiras hidráulicas (que já dispunham de protótipo construído), nem as empilhadeiras chegariam a ser industrializadas. Embora as vendas externas continuassem importantes (entre 1973 e 74 foi o terceiro maior exportador brasileiro de máquinas, depois da Caterpillar e próximo da Massey Ferguson), a Malves regredia no mercado interno, limitada a 2% de participação, não conseguindo fazer frente ao crescimento das grandes multinacionais que já dominavam o setor.

A situação foi irremediavelmente agravada em 1974, após a absorção do BUC pelo Banco Itaú. Alegando endividamento excessivo  e irregularidades gerenciais, inclusive no estoque do armazém alfandegado, o que caracterizaria “desvio de mercadorias”, o Itaú não só se recusou a permanecer como garantidor da Malves, como determinou o bloqueio de estoques e contas, inclusive no exterior. (A empresa contestava, informando que dispunha de US$ 6 milhões em componentes importados, 18 milhões em nacionais e saldo de 3 milhões no BUC.)

O rompimento unilateral do Itaú acarretou enormes prejuízos à empresa: fechamento de plantas, perda de representantes no Brasil e em diversos países da América Latina e África, dificuldades em manter serviços de assistência técnica e perda de faturamento de US$ 10 milhões por mês. As restrições obrigaram-na a encontrar soluções pouco ortodoxas para se manter em funcionamento e reduzir o endividamento. Assim, em janeiro de 1978 negociou a venda (na prática, a devolução) de 70 tratores MD 2100 para a Romênia. A exportação acabou por não ocorrer (indicado pelo Bacen como agente, o Itaú se negou a suportar a operação), mas 41 colheitadeiras foram devolvidas.

Enquanto isso a  bola de neve rolava e o cerco à empresa se apertava: inexplicavelmente, 119.505 ações do Itaú em poder da esposa de Manoel Alves foram retidas pelo banco; nova inadimplência foi gerada junto ao Banco Central, montando a Cr$ 108,4 milhões, mais de 13% passíveis de execução; três pedidos de empréstimo, com o objetivo de aliviar as finanças e retomar a produção foram recusados pelo Bacen; ações indenizatórias impetradas pela empresa não avançavam na Justiça. Por fim a Malves decidiu buscar auxílio na concordata preventiva, concedida em 13 de abril de 1978. Dela não mais sairia.

Envolvida em demandas judiciais decorrentes da dificuldade em garantir a importação de componentes romenos e búlgaros essenciais à linha de montagem, a Malves teve a falência decretada em janeiro de 1982. Estima-se que, em 28 anos de operação, tenham sido fabricados em torno de 3.500 máquinas.





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