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Marca de carrocerias de ônibus produzida em Passo Fundo (RS), a partir do final da década de 40, pela Menegaz, Tagliari & Cia. Ltda.. A firma teve como origem a Menegaz S/A, fundada em 1939 pelo ferreiro e torneiro mecânico João Menegaz, oriundo de Caxias do Sul, especialista em fundição e manutenção de locomóveis a vapor. Inicialmente fabricando implementos agrícolas e máquinas para serrarias, em 1944 associou-se à família Tagliari, quando assumiu nova razão social.

A linha de produtos foi rapidamente diversificada, agregando máquinas para limpeza de cereais, moinhos para milho e trigo, descascadoras de arroz, britadeiras e e equipamentos para beneficiamento de madeira. Para contornar as limitações na importação de bens imposta pela II Guerra Mundial, projetou e passou a produzir aparelhos de gasogênio e até um motor a explosão de 10 cv para utilização em trilhadeiras. No final da década, por fim, começou a também construir carrocerias de ônibus e caminhões.

Em 1951 a família Tagliari se desligou da empresa, sendo substituída pelos Giavarina, levando à alteração da razão social para Menegaz, Giavariva & Cia. Ltda. Em 1956 o foco da Menegaz se voltou para a produção de implementos agrícolas, sendo abandonados todos os demais produtos, dentre eles as carrocerias.

As poucas imagens conhecidas dos veículos Metac mostram modelos rodoviários de forte inspiração na criação norte-americana da época, em especial no GM PD-2903, então utilizado no transporte de longa distância por importantes empresas da Região Sul (Caxiense e Princesa dos Campos, por exemplo). Se desconhece a existência de carrocerias urbanas fabricadas pela Menegaz.

Nos anos seguintes a empresa tornou-se um dos maiores fornecedores gaúchos de implementos para a agricultura, em especial máquinas para fenação. Em 1979 mudou-se para novas instalações, chegando a ter mais de mil empregados e exportando para mais de dez países. Em 1987, contudo, foi alcançada por grave crise financeira, da qual não mais se livraria. Entrou em concordata em 1994 e quatro anos depois teve a falência decretada.

 

[Contribuição de Régulo Franquine Ferrari e Jorge A. Ferreira Jr..]





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