> MILAN

MILAN | galeria

Fundada em 1975, no final da década de 2010 a Milan Indústria e Comércio de Máquinas Ltda. era, ao lado da gaúcha Madal, um dos dois únicos fabricantes brasileiros de empilhadeiras de grande porte para operações portuárias. Instalada em Guarulhos (SP), expandiu progressivamente sua linha de produtos até contar, no início da década de 90, com um guindaste com lança telescópica para até 25 t e seis empilhadeiras com capacidades entre 10 e 37 toneladas, todos de projeto próprio. Seus modelos mais pesados, lançados entre 1987 e 89, podiam empilhar cofres de carga de 20 e 40 pés de comprimento em até três alturas; denominados MC-320 e MC-370, para 32 e 37 t, eram ambos acionados por motores Scania e dotados de cabine elevada, de forma a proporcionar melhor visão para o operador. Para atender a funções específicas, as empilhadeiras eram equipadas com implementos mecânicos e hidráulicos próprios, tais como garfos para bobinas e spreaders para containers.

Nos anos 90 a Milan atingiu novo estágio de desenvolvimento, ao lançar dois reach-stackers, equipamentos dotados de lança telescópica articulada, especializados no manuseio de containers, permitindo não só empilhá-los, como dispô-los em duas ou três filas sucessivas. Eram os modelos MG-1200 e 4500 S, o mais pesado pesando 73,7 t, para seis alturas de empilhamento e equipado com motor Scania de 370 cv. A partir de 2005 os reach-stackers da Milan foram motivo de longo litígio entre a empresa e a associação de operadoras privadas de terminais marítimos, que contestou junto às autoridades federais a similaridade entre os equipamentos Milan e os importados.

A disputa se prendia ao programa Reporto, de redução de impostos de importação para máquinas destinadas à modernização dos portos brasileiros: caso a similaridade fosse reconhecida – e não havia porque não ser – os importados não teriam direito ao benefício. A demanda da Milan não foi acatada e a empresa perdeu dezenas de encomendas. (A Madal, também prejudicada, não se envolveu na questão; produzindo grande diversidade de equipamentos, não dependia apenas de um tipo de máquina para sua sobrevivência. Hoje sob controle de uma empresa estarangeira, não mais fabrica empilhadeiras.)

Hoje, em 2015, a gama de produtos da Milan compreende os dois reach-racker citados e nove empilhadeiras, com capacidade entre 7,5 e 40 t.

<milanmaquinas.com.br>





GmailFacebookTwitter