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MOTOR TRAILER | galeria

Um dos mais antigos fabricantes brasileiros de trailers e motor-homes, a Motor Trailer do Brasil Ltda., de Pirassununga (SP), é sucessora da Brasbrit Indústria e Comércio de Trailer Ltda., fundada em 1972, da qual herdou a tecnologia inglesa Rosin Caravan, até hoje utilizada na fabricação de seus veículos. Quando assumiu a nova razão social em 1980, a empresa já dispunha de grande variedade de modelos para lazer e uso comercial (lanchonete, escritório e atendimento médico-odontológico, por exemplo). As motor-casas eram usualmente construídas a partir de ônibus e micro-ônibus. Estes tinham as carrocerias adaptadas ao novo uso (sem entretanto sofrerem alterações estéticas de monta), desde o início podendo ser equipadas com o que de mais moderno existia em conforto doméstico: ar condicionado, aquecimento central, sistema de som, TV a cores, micro-ondas, fogão com exaustor, geladeira e freezer, máquinas de lavar roupa e louças, banheiro com box e sanitário importado.

Em 2007 a Motor Trailer desenvolveu uma linha de carrocerias tipo camper para picapes médias e pesadas (fixadas à caçamba do veículo, podiam ser facilmente removidas quando fora de uso).  Além destes, sua linha de fabricação compreendia trailers de uso turístico, comercial e para a prestação de serviços e motor-homes das Classes A (em ônibus), B (microônibus e furgões) e C (sobre chassi-cabine, linha MTB S nos modelos 690 S, 770 S, 780 S e 850 S), com arranjos internos e seleção de equipamentos personalizados (novas versões foram agregadas à gama S nos anos seguintes: 650 S, 810 S e 880 S). A empresa também fornecia veículos especiais para trabalho ou lazer.

Em 2015 foi lançada a linha Bruta, montada sobre veículos pesados 4×4, própria para expedições e viagens de exploração e longa duração. Como base foi escolhido o caminhão Mercedes-Benz Atego 1726, que deu nome ao motor-home: MTB 1726 4×4 (MTB de Motor Trailer Bruta). Com capacidade para seis pessoas, o veículo conta com dois aparelhos de ar condicionado, três TVs de led, som ambiente, painel solar, moto-gerador de 12 kVA e três reservatórios (para 390 l de água limpa, 120 l de água servida e 120 l de detritos), além dos usuais itens de conforto encontrados nos demais modelos.

No ano seguinte chegou a linha MTBX, unidades menores sobre chassi-cabine (classe C) para apenas duas pessoas, com comunicação entre cabine e salão. Apresentada em quatro versões de menor custo (580X, 620X, 720X e 725X – correspondendo ao comprimento total, em decímetros), possuía menor quantidade de equipamentos de série do que os modelos maiores. Em 2018 o modelo 620X foi substituído pelo 650X, com as mesmas dimensões externas, porém com novo lay-out, mais conforto e maior espaço interno.

As carrocerias Motor Trailer têm estrutura e revestimento externo e interno de alumínio, chapas do teto sem emendas, isolamento termo-acústico em poliuretano injetado e banheiro monobloco. Os trailers têm chassi zincado a fogo com freios inerciais a disco em todas as rodas. Todos os veículos são fabricados sob encomenda. A produção média anual da empresa gira em torno de 80 unidades (90% são trailers para uso comercial), contra mais de 300 nos anos 80, auge da prática do campismo no Brasil.

A Motor Trailer é também revendedora de quatro marcas de motor-homes importadas dos EUA.

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