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MULTIVAN | galeria

Empresa criada pela Hidroplás em 1988 para a produção de uma família de vans e furgões integrais sobre chassis Agrale. A cooperação entre as duas firmas iniciou-se em 1981, com o desenvolvimento das cabines para os primeiros caminhões da marca gaúcha, das quais a Hidroplás tornou-se fornecedora. No âmbito da renovação da sua linha de veículos, em 1984 a Agrale encomendou uma carroceria monobloco de plástico reforçado com fibra de vidro, especificamente para o transporte de carga e passageiros, mas quatro anos depois, ainda não concluído o projeto, acabou dele desistindo.

Para não perder os investimentos até então realizados, a Hidroplás decidiu manter os planos e conduzir sozinha o projeto, para isto fundando a Multivan S.A. Veículos e Equipamentos. Instalada em Caxias do Sul (RS), a nova empresa se responsabilizaria pela montagem dos veículos, que utilizariam carrocerias fabricadas pela Hidroplás (em Botucatu, SP) e chassis fornecimento pela Agrale (de Caxias do Sul), com a qual foi assinado um contrato de “compra e venda” da base mecânica e segundo o qual os veículos completos seriam vendidos e mantidos pela rede autorizada Agrale, sendo por isso necessariamente comercializados com a sua marca.

Lançada no XV Salão do Automóvel, em 1988, com o nome UltraVan, a linha compreendia mais de dez modelos para mercadorias, passageiros e serviços médicos: furgões de carga e isotérmicos (com capacidade para 12,8 m³ ou 1,7 t), microônibus urbanos, turísticos e escolares, ambulâncias e consultórios médico-odontológicos móveis, entre outros. Todos tinham cinco portas, uma deslizante na lateral direita e duas na traseira, além das duas à frente. Montados sobre os chassis 1600 D ou 1800 D, levemente diferentes na capacidade de carga, traziam três opções de motores: MWM de 63 ou 88 cv e Perkins de 90 cv. Os veículos podiam ser comercializados diretamente pelo próprio fabricante, quando recebiam o nome MultiVan.

Em 1990 a empresa projetou nova carroceria, desta vez para os chassis Chevrolet D-40 e Ford F-4000. O resultado foi um veículo com a mesma variedade de configurações e a mesma concepção construtiva da UltraVan – monobloco com estrutura tubular – porém com maior capacidade de carga (3,0 t ou 15,0 m³). Ao contrário do modelo anterior, no entanto, levaria a marca Multivan e não Ford ou Chevrolet. Além disso, cada modelo receberia um nome próprio: SteepVan (as versões de carga), TransVan (as de passageiros) e AmbuVan (as médicas).

Para fazer frente à demanda esperada a Multivan foi transferida para instalações quatro vezes mais amplas em Flores da Cunha (RS). A conjuntura político-econômica do país entretanto não ajudou a empresa. Frustrando seus planos de fabricar 30 unidades mensais, a partir de janeiro de 1991, a produção total de dois anos não chegou a 250. Como solução, chegou a lançar campanha para o encarroçamento de chassis de caminhões usados; também deu mais ênfase ao atendimento de encomendas especiais, fornecendo unidades customizadas, especialmente para serviços públicos e de comunicações.

A situação melhorou lentamente e a empresa conseguiu chegar a dezembro de 1994 com pouco mais de 700 veículos fabricados. A Hidroplás – e por extensão a Multivan – não sobreviveriam, contudo, à chegada do final do século, vítimas que foram da brutal crise que abalou a Caio (a cujo grupo econômico pertenciam) e a levou à falência no ano 2000.





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