KICKS

Lançado mundialmente do Brasil, durante os Jogos Olímpicos de 2016, o SUV Nissan Kicks acaba de receber nacionalidade brasileira.

Co-patrocinadora das Olimpíadas e das Paralimpíadas, a empresa aproveitou a projeção planetária dos dois eventos para divulgar o novo carro, já com decisão declarada de, a curto prazo, também fabricá-lo no Brasil. Inicialmente importado do México (somente na versão topo de linha SL), o pequeno SUV causou muito boa impressão, receptividade repercutida pelas opiniões da imprensa especializada e pelos resultados favoráveis dos testes comparativos efetuados com modelos concorrentes. Para coroar seu início de carreira, o carro recebeu nota A nos testes de consumo do Inmetro.

Montadas na fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, as primeiras unidades para testes ficaram prontas em janeiro deste ano. No mês de abril foi iniciada a produção seriada e, em 19 de maio, comunicado oficial da Nissan anunciou: “Kicks produzido no Brasil pronto para chegar às lojas“. Quatro versões foram anunciadas: S (com câmbio manual), SV, SL (ambas com transmissão automática CVT) e a inédita PcD, para táxis e passageiros com dificuldade de locomoção.

Projetado no Brasil, externamente o carro se destaca pela pintura bicolor – em especial o teto laranja metálico da versão de lançamento – e pelas linhas ousadas, distantes dos conservadores sedãs Sentra e Versa. Indicando claramente a que veio, o SUV da Nissan traz exatamente o mesmo comprimento (4,29 m) e a mesma distância entre eixos do Honda HR-V (2,61 m). A propósito, lembremos que o Kicks foi mostrado no Salão do Automóvel de 2014, ainda como modelo conceitual de um “futuro crossover a ser fabricado no país”, mesmo evento em que simultaneamente foram lançados seus concorrentes diretos HR-V e Jeep Renegade.

O Kicks utiliza a plataforma do March e Versa, com entre-eixos um pouco maior, dela adotando a suspensão dianteira McPherson e a traseira por eixo de torção. Motor flex e câmbio automático CVT também vem de seus irmãos brasileiros. O primeiro, montado transversalmente na dianteira, possui 16 válvulas, 1.598 cm3 e novos dutos de admissão e escape, gerando 114 cv, versus os 111 cv atuais. Carro assumidamente para uso urbano, tem tração dianteira, sem planos de opção 4×4. A direção tem assistência elétrica e os freios são a disco na frente e – seu maior pecado – a tambor atrás.

 

     

 

O Kicks chega com ótimo acabamento, rico em itens de segurança e conforto e com conteúdo tecnológico acima da categoria. Dependendo da versão, pode vir com central multimídia com duas telas de 7″, navegador, volante multifuncional com regulagem de profundidade e altura, acendimento automático de faróis, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), bancos e painel revestidos de couro preto, câmera 3600, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle dinâmico do freio-motor, estabilizador ativo da carroceria e alerta de colisão. Todos trazem partida por botão, ar condicionado digital, cinto de segurança de três pontos e apoio para cabeça nos cinco lugares. A versão mais cara SL tem, como únicos opcionais, pintura metálica, teto laranja e revestimento interno na cor bege.

Diversos opcionais estão disponíveis, tais como ponteira de escapamento, protetor de cárter, moldura para para-choques, calha de chuva, aerofólio, spoilers, rack e bagageiro de teto.

Com cinco portas, o novo Nissan tem porta-malas com 432 litros de capacidade, 20 cm de vão livre do solo e o menor peso da categoria.

 

 

 





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