L200 TRITON SPORT

Depois da Toyota, Chevrolet e Ford, agora foi a vez da Mitsubishi proceder à atualização de sua picape cabine-dupla. Pela primeira vez apresentada na Tailândia, em março de 2015, e desde então comercializada no resto do mundo, a nova L200 enfim aporta no Brasil, já em versão nacionalizada, fabricada em Goiás, aqui batizada L200 Triton Sport.

Embora, quando vistas de perfil, as duas gerações da L200 pareçam o mesmo carro, a Triton Sport é resultado de profundas intervenções – estéticas, técnicas e de conteúdo – no modelo anterior. Externamente, se as linhas gerais da cabine, capô e caçamba tenham se mantido, são novos os faróis, a (algo exagerada) grade comada, os para-choques e lanternas traseiras; também as chapas das laterais – de para-lama a para-lama – e a tampa da caçamba têm novo desenho.

Na mecânica as mudanças se concentraram no conjunto motriz. O antigo motor diesel de 3,2 litros e 170 cv foi substituído por um 2,4 litros muito mais moderno e eficiente, turbinado, com bloco e cabeçote de alumínio e válvulas de abertura variável, rendendo 190 cv; o câmbio automático, por seu lado, passou a ter cinco marchas (eram quatro), permanecendo a opção de caixa manual de seis marchas. Os demais sistemas mecânicos não foram alterados: suspensão independente por braços sobrepostos na dianteira e molas semielípticas e eixo rígido na traseira, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência hidráulica.

Internamente, painel e quadro de instrumentos foram totalmente redesenhados e a alavanca de engate da tração 4×4, reduzida e bloqueio do diferencial foi substituída por um seletor eletrônico com quatro funções.

 

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Picape cabine-dupla Mitsubishi L200 Triton Sport

 

Além dos ganhos em potência e torque, a nova picape cresceu em tamanho, o que reverteu em mais espaço no banco traseiro e maior volume da caçamba, que cresceu 34% (de 780 para 1.046 litros). Apesar das maiores dimensões (7 cm mais alta e 17 cm mais longa do que o modelo anterior), o peso total  do carro permaneceu o mesmo, em função da troca do motor por uma unidade mais leve e pela utilização, na carroceria, de chapas de aço mais resistentes e de menor espessura. Os 3,0 m de distância entre eixos não foram alterados.

A Triton Sport estará disponível em três versões de acabamento: GLS, HPE e HPE Top, a primeira com caixa manual e as últimas com transmissão automática. Entre os itens de série (a depender da versão) estão: ar condicionado de duas zonas, bancos de couro com controle elétrico, air-bags laterais e de joelhos, sensores de chuva e de faróis, câmera de ré, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade, estabilidade e tração, assistente de condução com reboque e lavadores de faróis.

A picape L200 Triton atual permanecerá em produção nas versões de entrada e intermediárias GL, GLX, Outdoor e Savana.

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