QUE ÔNIBUS É ESTE?

O Brasil tem longa tradição na construção de carrocerias de ônibus: foi exatamente este segmento, aliás, que originou nossa indústria automobilística.

LEXICAR listou mais de cem fabricantes, dos quais dispõe do mínimo das informações necessárias à sua identificação e correta caracterização. Mais ou menos longevos, de muitos reproduzimos centenas de fotografias, embora de alguns outros não conheçamos (ainda) sequer uma imagem.

Há em paralelo um imenso universo de veículos montados artesanalmente em oficinas precárias espalhadas pelos quatro cantos do país – do Amazonas ao Rio Grande do Sul: para eles preparamos uma página específica, simplesmente denominada Onibus, na qual homenageamos gerações de construtores anônimos que viabilizaram o acesso do brasileiro aos mais remotos rincões do país.

Entretanto, ainda que já tenhamos publicado muito mais de 2.000 fotos de ônibus em nossas páginas, há ainda uma infinidade delas carecendo de identificação. Para isto criamos o canal A Pesquisar, aberto a todos nossos seguidores. Através dele, contando com o conhecimento específico de cada um e a colaboração de todos, esperamos descobrir a origem de mais alguns veículos e, homeopaticamente, iremos completando o quadro histórico e evolutivo de nossa indústria de carrocerias.

Das muitas centenas de imagens que possuímos em nossos arquivos publicamos algumas em A Pesquisar, exatamente aquelas de veículos com traços de estilo mais característicos e detalhes de desenho e acabamento mais marcantes – itens que os destacam da maioria e podem facilitar sua identificação. Cada fotografia é seguida, na medida do possível, (1) da cidade e (2) estado sede da transportadora, excepcionalmente acompanhado (3) da época em que foi tomada a imagem e, entre parênteses, (4) a marca do chassi e (5) o nome da operadora. Falta “apenas” o mais importante: o nome do fabricante da carroceria e, quando desconhecido, o local de sua instalação.

A consulta à página é extremamente simples: clique no botão A Pesquisar, no alto da página de abertura de LEXICAR e, a seguir, no botão Veículos não Identificados, ao pé da página que se abrir.

E sim, por suposto você será assinalado como o responsável pelo desvendamento do mistério!

 

          

 

 

 

 





GmailFacebookTwitter