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NSU | galeria

Fundada ainda no século XIX, na Alemanha, a NSU foi importante fabricante de bicicletas e motocicletas, também tendo construído automóveis até o final da década de 20. Interrompida por muitos anos, a produção de carros só foi retomada no final de 1957, com o pequeno modelo Prinz de motor traseiro refrigerado a ar com dois cilindros, 583 cm3 e 20 cv. Em 1963 a empresa colocou no mercado o primeiro veículo do mundo acionado por motor Wankel. Em 1969 foi adquirida pela Volkswagen.

Ainda em 1957, quase que simultaneamente ao lançamento do Prinz, a NSU apresentou ao Geia projeto de nacionalização do modelo, aprovado em dezembro do mesmo ano, prevendo a produção inicial de 400 carros, já em 1958, em fábrica a ser construída na antiga Capital Federal. Foi uma das 17 marcas estrangeiras com planos autorizados pelo órgão. Embora tenha sido constituída uma empresa local para implantar o projeto (a NSU Brasileira S.A., Indústria e Comércio de Veículos Motorizados), a NSU alemã desistiu do Brasil e, já no final do ano seguinte, iniciou a montagem do modelo na Argentina.

A despeito disto, inconformado em não ter sido contemplado com nenhuma das fábricas de veículos que chegavam ao país (praticamente todas optaram pelo Estado de São Paulo), em 1960 o governo do Estado do Rio Grande do Sul propôs à empresa alemã a criação de uma empresa de economia mista para a construção de 10 a 15 unidades/mês do pequeno carro (ou “auto-miniatura”, como se falava então). Já tendo caducado a autorização do Geia e tendo o órgão negado novos benefícios cambiais ao empreendimento, o Estado terminou por abandonar a iniciativa.

 

nsu fábrica

Mapa de 1958, indicando a localização das empresas com projetos aprovados pelo Geia: a NSU seria a única localizada na antiga Capital Federal (fonte: O Estado de São Paulo).





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