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OFICINA PIRAJÁ | galeria

Foi nesta oficina mecânica, localizada no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), que teve início a carreira carioca de Fritz Weissmann, que anos depois fundaria nessa mesma cidade as indústrias de carrocerias Metropolitana e Ciferal. Nascido na Áustria, em 1913, emigrou com a família para o Brasil após o fim da I Guerra Mundial. Em meados da década seguinte seu pai abriu uma oficina de reforma de ônibus e fabricação de carrocerias em São Paulo – a Oficina Cambuci, que chegou a ter 20 empregados e onde Fritz, ainda adolescente, começou a trabalhar. A Crise de 29 levou a oficina à falência.

Em 1931 a família transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde o pai de Fritz foi apresentado aos proprietários da Oficina Pirajá, também austríacos e alemães, a eles se associando como técnico na recuperação de carrocerias. Fritz o acompanhou e naquele mesmo ano, com a morte do pai, ocupou seu lugar como responsável pelo serviço. Nos anos seguintes a oficina se dedicaria à fabricação de carrocerias de madeira revestidas de linóleo para automóveis DKW, em substituição às originais, que não resistiam às condições climáticas tropicais. Foram produzidas em média três unidades por mês até 1939, quando se desligou da oficina. Naquele ano Fritz transferiu-se para a fábrica de carrocerias Imperial e, três anos depois, já um técnico de reconhecida capacidade, foi-lhe oferecida sociedade na recém inaugurada fábrica Cirb, onde permaneceria até 1948. A essa altura, a Pirajá já não mais existia.





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