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Fundada em 1982, em Cravinhos (SP), a Paletrans é a maior fabricante de empilhadeiras e transpaletes manuais da América Latina, exportando para mais de 20 países, inclusive europeus. Em 1988 a empresa introduziu em linha suas primeiras empilhadeiras com elevação elétrica e tração manual (séries LE e LT), hoje compreendendo sete modelos. No ano seguinte, na V Movimat, apresentou o primeiro transpalete elétrico com operador a pé, ou embarcado sobre plataforma escamoteável, o modelo PCE-2000, para 2 t.

Em 1999 deu um salto qualitativo em tecnologia, ao lançar uma família de empilhadeiras patoladas (elevação e tração elétricas, operador a pé) em 12 versões, com capacidade entre 1,2 e 1,6 t e elevação entre 1,6 e 5,4 m (séries PX e PT, respectivamente com baterias automotivas e tracionárias), logo seguida de três transpaletes, dois deles para operador embarcado (em pé): TE25, com braço normal e longo, para 2,5 t, com motor de 2,5 kW, freio eletromagnético e autonomia de 8 horas.

Na Movimat 2006, num momento em que a desvalorização do dólar incentivava os grandes fabricantes de empilhadeiras a importarem seus equipamentos ao invés de construí-los no país, a Paletrans lançou sua quarta família de produtos elétricos e suas maiores máquinas até então: as empilhadeiras retráteis com operador sentado PR20, para 2,0 t e capacidade de elevação de 7,0 até 11,6 m. Acionada por motor de 6,4 kW com corrente alternada, dispunha de freios regenerativos, painel de cristal líquido e motor adicional de 14 kW para elevação dos garfos. O equipamento teve grande receptividade e em menos de um ano já conquistara a segunda posição no mercado. (Atualizada, em 2013 a máquina seria denominada PR20i.) Em 2008 foi lançada a série PR16, mais compacta, em quatro versões para 1,6 t, com elevação de 6,0 até 9,0 m e motores de 5,1 (tração) e 10 kW (elevação).

No ano seguinte foi a vez da patolada PT16 Fast, sempre com operador a pé e capacidade de 1,6 t, porém com motores mais potentes (3 kW na elevação, 1,2 kW na tração) e maior velocidade de operação. Opcionalmente os modelos patolados PT16 e PT16 Fast podem ser equipados com plataforma para operador.

A Paletrans possui uma subsidiária especialmente dedicada à produção de carretas industriais e portuárias, também com unidade fabril em Cravinhos, que disponibiliza extensa variedade de modelos com um ou vários eixos direcionais, eixos rígidos ou oscilantes, com pneus sólidos, com câmara ou rodas de aço e capacidades para uma até 200 t.

O movimento de diversificação da empresa tende a se intensificar, como indicam duas ocorrências recentes, ambas de 2009: o lançamento do seu primeiro rebocador (linha RP), na Movimat, e o anúncio de um acordo de cooperação com a alemã Mafi, maior fabricante mundial de tratores industriais e portuários. Vendido pela divisão de carretas, o rebocador foi apresentado em três versões, para 2,5 (operador de pé), 5,0 e 7,5 t (operador sentado), respectivamente com motores de corrente alternada de 2,5, 5,1 e 6,4 kW. Quanto ao acordo com a Mafi, esta distribuirá as carretas industriais Paletrans na Europa, enquanto que a empresa brasileira representará com exclusividade os produtos da firma alemã em toda a América Latina.

Em movimento oposto à concorrência, a Paletrans encerrou o ano de 2013 com crescimento de vendas de 12% com relação ao exercício anterior. Em meados de 2015 a empresa lançou mais um modelo – a empilhadeira retrátil PR17, para 1,7 t, com alcance de 7,0 m de altura, própria para operar em corredores estreitos (com largura mínima de 2,7 m). A máquina trouxe diversos recursos eletrônicos até então só disponíveis no modelo top PR20i. Logo a seguir, em agosto foi apresentada sua primeira selecionadora de pedidos horizontal (sobre páletes) com operador embarcado, modelo SP25H, para 2,5 t, com recursos eletrônicos semelhantes às empilhadeiras PR17 e 20i e atenção especial à ergonomia (encosto lombar, apoio de joelho e tapete anti-estresse).

O que houve de novo a partir de 2016:

<paletrans.com.br>     <paletranscarretas.com.br>





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