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PAULISTA ESTRADAS DE FERRO | galeria

Forçada pelas circunstâncias, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro tornou-se o primeiro fabricante de veículos militares no país. O fato se prendeu à chamada Revolta de 1924, movimento militar com grande participação de tenentes que por 23 dias manteve a cidade de São Paulo sob seu poder. Desprovidas de armamento pesado, as forças revoltosas encomendaram às oficinas ferroviárias da Paulista a construção de dois veículos blindados, ambos montados sobre caminhões Thornycroft ingleses.

Embora construídos sobre a mesma base, os dois carros diferiam totalmente entre si, a começar pela blindagem: um tinha carroceria de chapas de aço aparafusadas, rebitadas e pintadas de verde, cinco seteiras e acesso por uma porta na traseira. O segundo foi totalmente fabricado de pranchas de madeira, com parede dupla e enchimento de areia, à guisa de proteção contra a penetração de projéteis; possuía uma torre fixa equipada com metralhadora. O peso excessivo impediu os blindados de se locomoverem, sendo apreendidos ao final da revolta sem terem sido colocados em operação.





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