> PIONEIRA

PIONEIRA | galeria

Composto de cinco empresas, o Grupo Pioneira opera nos setores ambiental, de saneamento e telecomunicações. Sua primeira empresa foi fundada em 1985 para tratar da manutenção de compactadores de lixo, ampliando sucessivamente a atuação para os demais segmentos. Em 1990 constituiu a Pioneira Indústria, Comércio e Serviços Ltda., seu braço fabril (desde 2005 denominado Pioneira Indústria de Equipamentos de Limpeza Ltda.). Instalada em Suzano (SP), ali produz uma linha de máquinas para varrição e coleta de lixo, alguns modelos embarcados e dois equipamentos automotrizes. Dentre os primeiros, estão o compactador leve Colleta (8 e 15 m³) e a varredeira de sucção Colpion (6 m³), ambos montados sobre caminhão, e a carroceria basculante Coltrash, montada em picapes, para coleta de lixo em locais de difícil acesso.

O primeiro equipamento autopropelido lançado pela Pioneira, já no novo século, foi a capinadeira mecânica Bob Bod, para a retirada de vegetação junto a meios-fios e em áreas pavimentadas com bloquetes ou paralelepípedos, fazendo “o trabalho de 50 trabalhadores braçais“, segundo a empresa. Equipada com motor diesel Leon Heimer refrigerado a água de três cilindros e 33 cv (fabricado em Recife sob licença da Yanmar), tinha três rodas, direção hidráulica atuando sobre a roda traseira e transmissão e freios hidrostáticos. Toldo, capô e posto de comando eram moldados em plástico reforçado com fibra de vidro, sendo o restante da carroceria fabricado em chapa de aço. A limpeza era realizada por uma escova giratória (250 rpm) composta de 40 cerdas de aço. A máquina tinha cerca de 84% conteúdo nacional, sendo importados apenas os componentes hidráulicos.

Seu segundo equipamento automotriz foi a varredeira de sucção Colpact, lançada em 2005, a diesel, com capacidade de 3,5 m³, transmissão e freios hidrostáticos, duas vassouras centrais, sistemas de sucção e de espargimento de água, depósito de lixo basculante, duplo rodado traseiro e cabine fechada com grande visibilidade. Em 2007 o modelo foi substituído por uma versão mais leve, Colpact 2.0, para 2 m³, com motor diesel Yanmar de quatro cilindros e 50 cv, duas vassouras dianteiras e rodado simples, também equipada com depósito basculante e cabine fechada. O modelo foi  modernizado em 2009 mas hoje se encontra fora de catálogo.

<pioneira.com.br/industria>





GmailFacebookTwitter