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A PW Hidropneumática foi fundada em 1973, em Indaiatuba (SP), com o objetivo de fabricar peças de reposição para máquinas de perfuração. Em 1990 iniciou a produção de equipamentos completos, já tendo até hoje fornecido mais de 2.000 carretas de perfuração vertical e horizontal (jumbo) para o mercado interno.

Além de perfuratrizes, rompedores e acessórios, sua linha de produtos compreende algumas máquinas automotrizes. As primeiras a serem lançadas, ambas sobre esteiras, tração pneumática e lanças com articulação hidráulica foram a carreta PWH-5000, em diversas variantes, para furos com até 133 mm de diâmetro e 80 m de profundidade, equipada com dois motores pneumáticos – de 15 cv para tração e 4,5 cv para avanço, e o jumbo PWHJ-6000, em três versões, para furos de até 89 mm e a mesma motorização.

Em 2015 a linha incluía mais quatro modelos autopropelidos: três pneumáticos e a primeira carreta de perfuração hidráulica da marca – Lobo XVI, com motor diesel Cummins de 234 cv, hastes de 3,66 m de comprimento para furos de até 5″ de diâmetro e cabine com ar condicionado. Os novos modelos pneumáticos, para perfuração de rochas e minério, todos com o mesmo motor de tração de 11,4 cv (então extensivo às máquinas mais antigas), eram: PWH-5100TH, para furos de até Ø 105 mm com operador embarcado de pé; PWH-5300C cabinada (6,5 t, hastes de 3,0 m, furos Ø 90 mm); e PWH-5500 (5,6 t, hastes de 3,7 m, furos Ø 115 mm, operador embarcado de pé).

A linha foi sendo continuamente diversificada, em 2021 compreendendo cinco carretas hidráulicas (Puma Jumior, Puma e Lobo XVI, XIX e XXI) e sete pneumáticas, podendo receber, como itens de série ou opcionais, comandos por joystick, trocador de hastes, coletor de pó, horímetro, inclinômetro, profundímetro, sistema antiencravamento, injeção de água e sistemas de telemetria e localização via GPS. O posto de operação varia em função da complexidade da máquina: sem cabine com operador em pé para a carreta Puma Junior, cabine aberta ou fechada com ar-condicionado para Puma e fechada com ar para a linha Lobo.

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