> SCHEID

SCHEID | galeria

Empresa fabricante de motor-homes, fundada em meados de 1988 por Pedro Scheid (lê-se ‘cháid’), primeiro construtor de veículos de campismo no país. Ex-funcionário da Varig, em 1965 criou a pioneira Turiscar, da qual se afastou quase vinte anos depois. Com a intenção declarada de produzir “o melhor e mais moderno motor-home brasileiro“, no final da década fundou a Scheid Veículos de Recreio, em Novo Hamburgo (RS).

Relembrando sua empresa anterior, Pedro adotou como logotipo os mesmos três patos em vôo da Turiscar, só que em direção contrária. Optando pelo fornecimento de veículos de grande porte, utilizava como base chassis e plataformas com motor central ou traseiro, sobre as quais montava carrocerias de estilo próprio, com estrutura monobloco em tubos de aço de seção quadrada (na base) e perfis de alumínio (na carroceria). Introduziu – fato raro no setor – a construção padronizada, a racionalização fabril e a utilização de meios computadorizados no projeto.

Veículos de concepção técnica inteligente, eram super-equipados e de acabamento primoroso, recebendo isolamento termo-acústico de isopor e lã de rocha, assoalho totalmente plano (a escada de acesso era externa, de acionamento pneumático), tanque de água e dejetos em posição central (contribuindo com a estabilidade), fiação elétrica em dutos, computador de bordo, aquecimento do boiler pelo radiador do motor, persianas deslizando em canaletas de feltro, clarabóias com mosquiteiro, poltronas giratórias, câmera para manobras de ré. Dentre os equipamentos (alguns opcionais), ar condicionado central, forno de microondas, lavadora e secadora de roupas, lavadora de louças e banheira de hidromassagem.

Modelos de menor porte seriam lançados a seguir, sempre da Classe A (hoje disponíveis sobre chassis ou plataformas Agrale, Scania, Volvo, Mercedes-Benz ou Volkswagen). Em 1999 Pedro Scheid cedeu o controle da empresa para seus sobrinhos. Transferida para São Leopoldo (ainda no Rio Grande do Sul), a linha de modelos foi expandida, passando a contemplar todas as categorias de veículos: além da tradicional Classe A, para até oito passageiros, com os modelos Executive SL (de Super Luxo), Destiny Luxo e Conquest, respectivamente com 11,20, 8,50 e 8,20 m de comprimento, também as classes B (sobre chassis-cabine, chamada Conect Junior – mais tarde SL) e C (adaptação de vans – Conquest Jr). Na nova fase o estilo da carroceria não foi significativamente modificado, porém os produtos inicialmente perderam um pouco em sofisticação, acabamento e padronização, para logo recuperar a respeitabilidade e qualidade dos anos iniciais.

<motorhomescheid.com.br>





GmailFacebookTwitter