> SILPO

SILPO | galeria

Fábrica de karts de Silvano Pozzi, fundada em 1962, em São Paulo (SP), e vendida em agosto de 1968 para seu principal piloto, Afonso Giaffone Jr., que passou a geri-la sob o nome FBM. Inovador e criativo, nos menos de seis anos de existência da marca seus karts venceram vários campeonatos estaduais e dois nacionais. A empresa construía chassis e motores (à média, respectivamente, de 10 e 15/mês), evoluindo a cada temporada com novos modelos.

Assim produziu motores de dois tempos e um cilindro com 100, 125, 175 ou 200 cm3, de concepção convencional, com janelas na câmara de combustão (carburadores e magnetos eram importados). Em 1966 construiu um protótipo com motor e câmbio de construção monobloco (175 cm3, 21 cv, três marchas), em um só conjunto, como nas motocicletas.

No ano seguinte apresentou nova geração de motores de dois tempos, estes com válvula rotativa. A partir do modelo básico, de 100 cm3, podia fornecer motores para todas as categorias de então, quer elevando a cilindrada para 125 cm3, quer utilizando dois motores em paralelo para provas de 200 cm3.

Mais de 300 karts foram fabricados pela Silpo. Antes de inaugurar sua própria fábrica, Silvano Pozzi trabalhara na Gurgel. Durante toda a sua vida (faleceu em 2007) foi exímio preparador de carros de competição; também contribuiu no acerto mecânico de veículos de linha (Dardo e Envemo, por exemplo) e até construiu motocicletas.

silpo

Três karts Silpo: o protótipo de 1966, com motor e câmbio monobloco (esquerda, à frente), o modelo de série e um exemplar com dois motores de 100 cm3 para provas da classe de 200 cm3 (fonte: Autoesporte).





GmailFacebookTwitter