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SOPAVE | galeria

Concessionária paulistana da Volkswagen, a partir de 2001 passou a comercializar versões personalizadas de modelos da marca. Seu primeiro lançamento foi o Gol Xtreme, uma alternativa “aventureira” ao Gol Especial – a versão básica do carro da Volkswagen. A transformação foi concebida pelo diretor técnico da Sopave e por Douglas Mendonça, então redator-chefe da revista Motor Show, tomando o pioneiro Palio Weekend Adventure como inspiração e dele adotando até mesmo diversos componentes, como quebra-mato, estribos e arremates plásticos para os arcos das rodas. O carro ainda ganhou rack no teto, faróis de milha, rodas aro 14 do Golf com pneus mais largos, “máscara negra” nas lanternas dianteiras e detalhes da carroceria pintados de preto. Foi um sucesso de vendas.

Antes do final do ano a dupla repetiu a experiência, transformando a caminhonete VW em Paraty Utility. Embora compartilhasse como Gol Xtreme os elementos externos “aventureiros”, o novo modelo teria como foco consumidores de maior renda, daí ter sido melhor equipado e dotado de acabamento interno mais cuidado, ganhando bancos de couro, painel de instrumentos com apliques replicando aço escovado, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga de 15” e, opcionalmente, ABS e airbags frontais. O carro podia ser fornecido com qualquer dos cinco motores VW disponíveis no mercado – do 1.0 16v aspirado ou turbo ao 2.0 8v. A altura da suspensão era regulável por um sistema de roscas, permitindo aumentar o vão livre em função do uso que o comprador fosse dar ao veículo.

Em 2002, seguindo o mesmo conceito da Paraty Utility, passou a transformar picapes Saveiro em cabine estendida. Sempre equipado com motor AP-2000, o modelo, chamado Grand Saveiro, tinha o entre-eixos alongado em 14 cm, a estrutura reforçada e ganhava estofamento de couro e dois pequenos bancos adicionais dobráveis nas laterais, dotados de cintos de segurança. Foi oferecido em dois padrões de acabamento: Xtreme e Street (respectivamente com rodas de liga de 15 e 16″), o último para uso urbano, com para-choques e todos demais detalhes externos pintados na cor da carroceria.

Naquele mesmo ano, a pedido de Motor Show, que então comemorava 20 anos, a Sopave construiu um modelo exclusivo, chamado MS Super Cab. A picape, que foi sorteada entre os leitores da publicação, tinha entre-eixos bem mais longo (28 cm), recebendo o motor de 2,0 litros do Santana, suspensão reforçada e elevada, freios a disco ventilados na frente, direção hidráulica, rodas de liga, pneus maiores e um banco traseiro inteiriço, com três lugares, apoios de cabeça e cintos de segurança. Foi equipada com quebra-mato, santantônio, estribos tubulares, forração de couro e painel com detalhes em alumínio.





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