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STEEL TRUCK | galeria

Operando desde 2012 em Itaquaquecetuba (SP), a Steel Truck Indústria, Comércio e Serviços Ltda. se dedica ao projeto e construção de veículos blindados. Seu primeiro fornecimento de porte ocorreu em 2014, quando venceu concorrência pública lançada pelo Ministério da Justiça para o fornecimento de 12 unidades de combate a distúrbios urbanos destinados às forças policiais alocadas às cidades-sedes de jogos da Copa do Mundo de Futebol daquele ano.

Denominado ST Combat, o projeto foi inspirado no modelo Centurion, da Centigon. Montado sobre chassi Mercedes-Benz 6×4 de 400 cv e com capacidade para 21 soldados, dispunha de canhão d’água com alcance de 60 metros, reservatório para 4.000 litros, limpa-trilhos, portas nas duas laterais e na traseira, escotilhas para lançamento de granadas de gás lacrimogêneo, câmeras à frente e atrás e ar condicionado. Depois de “inúmeros defeitos apresentados” após a entrega, segundo nota do próprio Ministério da Justiça, a maioria dos blindados foi retirada de operação.

A má experiência foi logo superada pela Steel Truck. Já no final do ano seguinte, após criar a marca de fantasia MTX Blindados e Implementos Rodoviários, forneceu oito caminhões blindados Scania para a empresa de segurança e transporte de valores Prosegur. Destinados ao transporte de cargas de alto valor agregado, foram utilizados como base dois cavalos-mecânicos P 310 4×2 e seis semipesados P 310 6×2.

A colaboração com a Prosegur seria intensificada em 2017, quando para ela preparou mais 141 unidades, desta vez da marca Mercedes-Benz: sete cavalos-mecânicos Axor 2644 8×4, em composições de dez eixos – o maior conjunto blindado já produzido no Brasil -, e 137 carros-fortes de dois eixos. O cavalo, preparado para tracionar dois reboques com capacidade volumétrica de 175 m3 (100 m3 no primeiro semirreboque), atinge 74 t de PBTC.

Para os carros-fortes, que receberam blindagem total e ar condicionado, foi escolhido o chassi 915 E, devidamente adaptado pelo Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz, que neles efetuou as seguintes modificações: encurtamento, redução do entre-eixos em 1,35 m, reposicionamento dos tanques de ar e combustível, adequação dos chicotes elétricos e das tubulações de ar e diesel e recuo da coluna de direção e do posto de condução. Para compor o acabamento dianteiro a Steel Truck se valeu da grade do antigo Mercedes-Benz Atron.





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