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TRAILCAR | galeria

A Trailcar Indústria de Carrocerias Ltda. foi fundada por Walter Schumacher, em Joinville (SC), na primeira metade da década de 70, tendo operado até 2008 na fabricação de veículos de campismo, cabines-duplas e veículos especiais. As atividades da empresa tiveram origem em um trailer construído em 1970 para uso pessoal. O interesse despertado pelo equipamento sucessivamente levou à aceitação de algumas encomendas, à criação da Trailcar e ao projeto e construção das primeiras moto-casas, sobre chassi Mercedes-Benz L-608 D, utilizando componentes das carrocerias Marcopolo Júnior.

Ao longo dos anos 80 os produtos foram adquirindo personalidade própria. Fabricados para diversas marcas de chassis leves, médios e pesados, ganharam estrutura tubular integral e frente e traseira moldadas em plástico reforçado com fibra de vidro e desenho próprio. Também produziu unidades menores a partir de vans e sobre picapes, do tipo camper.

Vários modelos de motor-homes foram fabricados ao longo dos anos, com comprimentos entre 7,0 e 14,0 m, sempre batizados com nomes começados por “C”: Corsair, Confort, Commander, Concorde. Seus veículos eram bem acabados, totalmente equipados e, da forma usual no segmento, customizados conforme os desejos do comprador. Dentre os itens disponíveis havia refrigerador duplex, fogão de quatro bocas, depurador de ar, microondas, sanitário importado com ducha separada, instalação de gás, instalação hidráulica com aquecedor central de água, torneiras monocomando, tanque de água potável, ar condicionado central com ar quente e frio, teto solar, janelas com cortinas, persianas e telas anti-insetos, rádio, TV, escada retrátil na porta de entrada e bagageiros dimensionados conforme o pedido, inclusive com espaço para motocicletas e até automóveis. Todas as funções podiam ser controladas através de painel eletrônico.

A Trailcar também adaptava ônibus novos ou usados para campismo, realizando modificações nas laterais, elevação do teto, substituição de frente e instalação de bagageiros, dotando-os de completo equipamento interno. Além dos equipamentos para campismo, a empresa produziu furgões para usos especiais (escritórios, fiscalização, oficinas) e a linha Paramedicar (unidades de resgate, ambulâncias, serviço médico e odontológico), instalada em vans ou em carrocerias de construção própria – as únicas do país com estilo pessoal –, além de efetuar transformação em cabines de caminhões e picapes.

Eram grandes as variantes possíveis, sempre de plástico reforçado com fibra de vidro, desde o modelo simplificado Slim, para a linha Ford (extensão aposta à cabine original, sem soldas e em poucas horas), até alongamentos, cabines-leito e cabines-duplas para caminhões, com duas ou quatro portas. Depois de produzir mais de 500 veículos, a empresa cessou as atividades em 2008.





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