> TROCAR

TROCAR | galeria

A Trocar Capotas & Cia. foi criada em meados da década de 70 por Laércio de Almeida, tapeceiro de profissão, para efetuar serviços de estofamento e capotaria em automóveis. Localizada em Campinas (SP), sem nunca abandonar cada uma das atividades que abraçava, a empresa transitou pela reforma de veículos, pela restauração de carros antigos e, a partir de 2002, pela transformação de Fuscas Volkswagen em conversíveis. Muitas centenas deles foram até hoje construídos a partir de carros de todas as épocas e idades, com estrutura reforçada e sempre muito bem acabados. Honrando suas origens, Laércio dá especial atenção aos revestimentos, forrando a mala com carpete e dando ao estepe uma capa especial com debruns e logotipo bordado.

Em 2006 a Trocar começou a produzir réplicas do Hebmüller, conversível Fusca fabricado na Alemanha entre 1949 e 51. Duas versões foram oferecidas, uma fiel ao original e outra, uma releitura moderna para Fuscas mais recentes, ambas totalmente executadas em chapa de aço; a última recebe estofamento de couro, dois santantônios individuais, para-lamas mais largos, novos estribos, lanternas acompanhando as curvas da carroceria e vidros elétricos.

HEBMÜLLER     Fabrica alemã, fundada em 1889 como construtora de carruagens, a Hebmüller (lê-se ‘rêb-mû-ler’) foi a firma encarregada pela Volkswagen, no imediato pós-guerra, para projetar um conversível com dois lugares a partir do sedã. Poucos meses após ter-se iniciada a produção, em julho de 1949, a fábrica sofreu violento incêndio. A montagem dos carros foi retomada após um mês, porém o sinistro abalou as finanças da empresa, que não conseguiu se recuperar, em 1952 declarando falência. Os cerca de 700 conversíveis de dois lugares fabricados são hoje valorizados itens de colecionador. Esta carroceria vem sendo reproduzida em plástico reforçado com fibra de vidro em vários países, por diversos fabricantes de réplicas. Em anos recentes a moda do “Fusca Hebmüller” chegou ao Brasil, tendo logo surgido algumas oficinas oferecendo a construção de cópias do carro, tais como a Automagrão e a Trocar, por exemplo.

Em 2009 surgiram mais duas novidades no catálogo da Trocar: o Chevrolet Celta conversível e um kit com novos para-lamas, faróis, lanternas e estribos para o conversível Fusca. O último lançamento da Trocar foi o Karmann-Ghia conversível. Tanto Karmann-Ghia como Celta são equipados com tampa basculante posterior aos assentos, permitindo o total recobrimento da capota depois de recolhida.

<capotasconversiveis.com.br>





GmailFacebookTwitter