> VOLKS-CHE

VOLKS-CHE | galeria

Protótipo construído em Porto Alegre (RS), entre 1965 e 66, pelos engenheiros Haroldo Dreux e Raimundo Alencar Castro e por Carlan Cordeiro, responsável pela modelagem da carroceria em chapa de aço. Denominado X-1, procurou acompanhar o estilo do Porsche 904 (daí o apelido Porsche Gaúcho), mas dele acabou pouco se aproximando; bastante diferentes, em especial, ficaram o formato da extremidade dianteira, as laterais quase planas, a carenagem dos faróis, a menor inclinação do para-brisa e o formato da tampa traseira.

Com dois lugares, o carro foi montado sobre um chassi especial, recebendo motor Volkswagen Fusca 1200 em posição central, acabando por ficar 50 kg mais leve do que o original. Diversas alterações foram agregadas à mecânica: o deslocamento foi aumentado para 1.340 cm3, gerando 47 cv, a área de frenagem ampliada e a geometria da direção redesenhada. A suspensão traseira recebeu molas helicoidais do Renault Gordini. Tinha acabamento bem cuidado, com painel estofado, detalhes em madeira e carpete. Apenas uma unidade foi construída. O carro, que foi exposto no V Salão do Automóvel, no final de 1966, ainda hoje sobrevive, embora com nova mecânica e alterações na carroceria.





GmailFacebookTwitter