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WOODY | galeria

Este foi um dos primeiros buggies brasileiros, fabricado no Rio de Janeiro (RJ) a partir de 1971, pela Polyglass Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.. Seu primeiro modelo, o Woody Sport, mais parecia um automóvel esportivo, com a frente aerodinâmica, para-brisa curvo (do Karmann-Ghia), barra targa encobrindo o santantônio, compartimento do motor totalmente fechado e verdadeiros para-lamas encerrando as laterais. Os faróis circulares ficavam encaixados na dianteira, que recebia uma barra envolvente de borracha, com a função de para-choque; as lanternas traseiras vinham do Volkswagen Fuscão. Apenas a ausência de portas lembrava um buggy. Os bancos eram moldados em plástico reforçado e o painel bastante completo, contando mesmo com contagiros. O pneu de reserva ficava alojado em um pequeno porta-malas na dianteira. Com quatro lugares, o carro foi construído sobre a plataforma VW 1500, encurtada em 35 cm e com suspensão traseira rebaixada. A empresa planejava no futuro equipar o carro com capota rígida, portas tipo asa-de-gaivota e cobertura acrílica para os faróis, mas não chegou a fazê-lo.

No ano seguinte a Polystilo lançou um buggy de desenho tradicional, no mais puro estilo dito californiano, sem saias laterais, com faróis montados acima (e lanternas abaixo) dos para-lamas, para-brisa plano rebatível e santantonio tubular. Chamado simplesmente Woody Buggy, utilizava a plataforma Fusca com entre-eixos 37 cm menor. A carroceria (naturalmente em plástico reforçado com fibra de vidro) tinha 2+2 lugares e um interessante painel com console, com os instrumentos montados em posição central. Ao contrário dos demais fabricantes, dispensava as lanternas traseiras da Kombi, utilizando quatro unidades circulares vindas dos ônibus Mercedes-Benz. Dentre os modelos tradicionais, o buggy Woody foi um dos mais harmônicos já produzidos no Brasil.

Até à primeira metade dos anos 80, quando parou de ser produzido, foi sendo levemente alterado, sempre para melhor. Antes do final da década de 70 (já sob a razão social Woody Veículos Ltda.) recebeu tampa dianteira para alojar o estepe e lanternas incrustadas na carroceria. Em 1981, finalmente, ganhou uma variante com a parte inferior das laterais polida e pintada da cor da carroceria e um modelo mais bem acabado, mais uma vez chamado Woody Sport (o original de 1971 havia muitos anos deixara de ser fabricado), com saias laterais, santantônio tubular duplo e faróis sob os para-lamas. Faróis, santantônio, assim como os para-choques de aço, o quadro do para-brisa e os retrovisores eram cromados.





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