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ZETOR | galeria

Estatal tcheca privatizada em 2002, desde 1946 fabricando tratores agrícolas. Em 1956 o governo da Tchecoslováquia, representado pela fabricante de caminhões e ônibus Škoda, abriu negociações com a empresa brasileira Bravema – Companhia Brasileira de Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. para instalação de indústria em Gravataí (RS), onde se fabricariam motores diesel, caminhões a Škoda e Tatra e tratores Zetor, mas o projeto não teve continuidade.

Nova oportunidade surgiu poucos anos mais tarde, em 1960. Na ocasião, associada a investidores brasileiros, entre os quais o Estado do Rio Grande do Sul, a Fábrica de Bicicletas Monark, a Naumann Gepp e a C. Torres (as duas últimas também candidatas à nacionalização dos tratores Bautz e Mazur), a Zetor apresentou individualmente, ao Geia, proposta de abertura de unidade fabril própria, agora em em Porto Alegre (RS), para a fabricação de tratores médios. O projeto, um dos dez aprovados pelo órgão, previa a produção de 2.000 unidades de 2,5 t nos dois primeiros anos, equipadas com motor diesel MWM de 50 cv. Embora os modelos importados da Tchecoslováquia estivessem então entre os mais vendidos no Brasil, a empresa acabou por desistir do projeto.

Muitos anos depois, em 1997, a Zetor firmou acordo de cooperação com a Agrale visando à introdução de seus produtos no país. Inicialmente importados, os equipamentos Zetor hoje constituem a linha 5000 de tratores médios do fabricante gaúcho.





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