> ACHA

ACHA | galeria

A empresa Acha Indústria e Comércio de Carrocerias Esportivas Ltda., de Santos (SP), apresentou no XI Salão do Automóvel, em 1978, um kit de veículo esportivo para montagem sobre plataforma Volkswagen Brasília. A carroceria, de plástico reforçado com fibra de vidro, se adaptava perfeitamente ao chassi VW, aproveitando toda a furação original e não exigindo nenhuma intervenção adicional; painel de instrumentos e chicote elétrico eram do Passat TS. Dentre os acessórios opcionais estavam vidros ray-ban e forração de couro.

O carro foi construído a partir do modelo GT 4R, projetado por Rino Malzoni, em 1969, para a revista 4 Rodas. Cedido para a Prefeitura de Araraquara como parte de pagamento de dívidas, em 1975 o molde da carroceria do GT foi leiloado e arrematado por Pedro Casella, de Santos, que sugeriu à Acha a reprodução do modelo. Foi este o exemplar exibido no Salão.

Após sua apresentação, em 1978, novo molde foi preparado. Com algumas alterações estéticas, o carro foi posto à venda no início de 1982. Somente três unidades foram fabricadas. Encerradas as atividades da empresa, a última unidade fabricada foi trocada por moldes do Vega, buggy da Acquatec, cuja produção foi retomada pela firma Só Buggy, de propriedade de um dos ex-sócios da Acha.

 

[LEXICAR agradece a contribuição de Eduardo Bertocini na atualização desta página.]





Google GmailFacebookTwitter