> AMOK

AMOK | galeria

Nome dos protótipos de competição pilotados por Luiz Estevão de Oliveira Neto, de Brasília (DF), futuro empresário, político da entourage de Fernando Collor de Mello e Senador (cassado) da República. Em 1969, então com 20 anos de idade, patrocinou a construção de seu primeiro protótipo, um spyder de um lugar com mecânica Volkswagen.

Inicialmente conhecido como Protótipo OK, referência aos seus patrocinadores – a rede de lojas OK Pneus, de sua família – tinha chassi em chapa metálica dobrada e soldada, motor entre-eixos e suspensão VW. Projetado por Eduardo Nardelli, foi construído por Karl von Negri, da revendedora VW Auto Modelo (daí ter o carro assumido oficialmente o nome Amok, união de AM e OK).

A segunda versão, já com injeção direta de combustível (pela primeira vez no país em um protótipo com motor VW), chegou em 3º lugar nas 200 Milhas de Brasília, em sua primeira prova, em dezembro daquele ano. O protótipo correu até 1974, nas provas mais longas sendo o volante compartilhado com Alex Dias Ribeiro (Camber). Ao longo da sua carreira o Amok obteve dois primeiros lugares, em Anápolis e Goiânia (em agosto e outubro de 1971), em ambos os casos nas mãos de Luiz Estevão.

amok1

O protótipo brasiliense Amok, de 1969 (fonte: site salomadoblog)





GmailFacebookTwitter