> AURORA

AURORA | galeria

Automóvel fora-de-série com estilo livremente inspirado nos GTs Ferrari e Porsche, desenvolvido a partir de 1989 pela Aurora Projetos Automobilísticos Ltda., de Valinhos (SP). Concebido por Oduvaldo Barranco, auxiliado por dois projetistas de carros de competição argentinos, o carro foi apresentado no XVI Salão do Automóvel, em 1990, ainda sob a forma de maquete, e no Salão seguinte, já na versão definitiva. Tratava-se de um projeto ambicioso, desde o desenho e a complexidade de construção da carroceria monobloco de plástico reforçado com fibra de vidro até as especificações mecânicas. Com dois lugares, o carro tinha suspensão independente (triângulos deformáveis sobrepostos e molas helicoidais na dianteira, quadriláteros na traseira), freios a visco ventilados nas quatro rodas, tração traseira e caixa manual com cinco marchas. O motor era o 2.0 do Chevrolet Monza montado transversalmente em posição central, com a cilindrada aumentada para 2.184 cm3 e equipado com turbocompressor Garret, elevando a potência para 214 cv.

Soluções criativas foram estendidas ao bem desenhado interior do carro: computador de bordo de projeto brasileiro controlando ar-condicionado e comandos elétricos, jogo de malas sob medida para o espaço disponível atrás dos bancos (o carro não tinha porta-malas) e bem equipado porta-ferramentas sob o capô dianteiro. Em teste da revista Quatro Rodas o Aurora 122C (nome oficial do modelo) atingiu quase 204 km/h, gastando menos de nove segundos para chegar aos 100 km/h, superando todos os modelos nacionais de então em velocidade máxima e aceleração. A empresa foi mais uma das inúmeras vítimas da política de importação do governo Collor: tendo concluído seu carro em plena liberação das importações, encontrou compradores para apenas três unidades antes de encerrar as atividades em 1993.





GmailFacebookTwitter